CHRONOS OU KAIRÓS? QUAL É O “TEMPO” DE FORMAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA- IFS?
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.45-65Resumen
O estudo tem por objetivo principal, verificar se há evidências significativas da influência da quantidade de carga horária total e ou duração em anos nos índices de eficiência acadêmica, e na perspectiva do currículo integrado e da formação integral, nos cursos de Ensino Médio Integrado. Pesquisa, em 57,9% dos 38 Institutos Federais, 40% do total dos cursos de Ensino Médio Integrado ofertados nos IFs até dezembro de 2018. Estabelece comparações com base nos índices oficiais de eficiência acadêmica nos IFs e contextualiza os limites e alcances da discussão. Apresenta e discute as problemáticas a serem respondidas para a definição da duração dos cursos de educação profissional integrados ao ensino médio. Os resultados da pesquisa apontam reflexões consistentes para o aprofundamento do estudo sobre o tema na organização curricular dos cursos dessa natureza e apresenta indícios consistentes de que nos cursos com maior duração os estudantes tendem a ter maior evasão e ou reprovação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).