O ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
TEACHING HISTORY AND HERITAGE EDUCATION IN BASIC EDUCATION: CHALLENGES AND POSSIBILITIES
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10786Palabras clave:
ensino de história, fotografia, educação patrimonial, aprendizagemResumen
Este artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa participante que contou com uma intervenção e aplicação de uma metodologia chamada “Imaginando”, cujo princípio foi a utilização da linguagem fotográfica na representação do conceito de patrimônio. Para isso, inicialmente são apresentados estudos da área que investigaram a ampliação do conceito de fontes na produção historiográfica brasileira e a relação entre o ensino de história e a educação patrimonial no âmbito dos anos iniciais apresentando problemas e possíveis possibilidades de intervenções pedagógicas. O estudo contou com a participação de 22 alunos de uma turma de 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada no município de Serra, Espírito Santo. As atividades se desenvolveram ao longo de um mês, distribuídas em uma aula por semana. Após a análise dos instrumentos produzidos e utilizados é possível afirmar que as fotografias possuem funções comunicativas, e que, no contexto investigado constatou-se a possibilidade do uso da imagem fotográfica como fonte histórica escolar, a qual contribuiu de forma significativa para a organização do conceito e a compreensão do conteúdo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).