Formação continuada no PNAIC: O imaginário das orientadoras de estudos de Barra do Bugres-MT

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10837

Palabras clave:

Formação Continuada de professores alfabetizadores. Políticas Educacionais. PNAIC. Análise de Discurso.

Resumen

Esse artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado realizada no interior do estado de Mato Grosso, no município de Barra do Bugres, referente a formação continuada do PNAIC em Matemática. Sob o viés da Análise de Discurso - AD de vertente francesa, procurou-se revelar o imaginário das orientadoras do programa PNAIC, a Coordenadora Municipal - CM e a Orientadora de Estudos - OE, da rede municipal de ensino, no curso de formação continuada de Matemática. Os resultados indicaram que, para as orientadoras municipais do PNAIC, o curso constituiu-se em um espaço de formação que suscitou a reflexão das práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores, com vistas a minimizar as lacunas da formação docente no ensino de Matemática. Também evidenciaram que, no imaginário da CM e da OE, há duas representações de formação continuada bem distintas: uma anterior e outra posterior a formação do PNAIC, que nos revelam o imaginário delas de “professor, aluno, escola e Matemática.”

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Publicado

2023-06-20

Cómo citar

Piasson, V. F. dos S., & Negreiros, C. L. (2023). Formação continuada no PNAIC: O imaginário das orientadoras de estudos de Barra do Bugres-MT. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e10837. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10837

Número

Sección

Interculturalidade e Educação