Habilidades de Professores Para Promover a Enculturação Científica
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.25-49Resumen
Diversos pesquisadores têm defendido a idéia que a Ciência deve ser entendida como uma cultura que tem suas regras, valores e linguagem próprios, e, portanto, paralelamente, o ensino e a aprendizagem das Ciências deve ser planejado com o objetivo de introduzir os alunos neste universo cultural. Esta concepção de ensino de Ciências como enculturação prevê o desenvolvimento de múltiplas práticas em sala de aula de modo a facilitar a difícil tarefa de introduzir os alunos no universo das Ciências, proporcionando novas visões de mundo além de novas linguagens. Essa mudança de enfoque no ensino, porém, somente se torna realidade se o papel doprofessor em sala de aula for também modificado, assumindo uma série de novos discursos e novas habilidades além das tradicionais. Neste trabalho pretendemos buscar essas novas habilidades dentre os diversos autores que estudam o ensino e
o seu desenvolvimento em sala de aula.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).