Instituição de diretrizes estabelecidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no contexto escolar: com a palavra, uma professora coordenadora de área

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10860

Palabras clave:

Programa “São Paulo faz Escola”. Programa “Ensino Integral”. Atuação Pedagógica. Atuação Docente.

Resumen

O objetivo deste estudo consiste em analisar as ações decorrentes da intituição de diretrizes estabelecidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, no contexto de uma escola de ensino integral, da rede pública, de acordo com o discurso de uma professora coordenadora da área de Ciências Naturais e Matemática. O instrumento para a coleta de informações utilizado incluiu uma entrevista, conduzida com o auxílio de um roteiro semiestruturado, sendo realizada nas dependências da escola, gravada em áudio e, posteriormente, transcrita. Para tratar e analisar as informações coletadas, adotamos a Análise de Discurso, na vertente francesa, conforme apresentada por Eni Orlandi (2003). O discurso da professora coordenadora de área indica que todo o trabalho desenvolvido no âmbito da escola ocorre em torno do currículo estabelecido pela Secretaria da Educação do Estado, sendo o contexto de pesquisa marcado, também, por ações decorrentes de outras políticas educacionais, as quais possuem diretrizes articuladas ao currículo oficial. Em termos de incidência de tais diretrizes, contudo, ampliou-se a visibilidade da insuficiência instrucional, bem como se ressaltou a urgente necessidade de atividades colaborativas que possam contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos profissionais a respeito das políticas educacionais, que devem ser adotadas em ambiência escolar

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Publicado

2023-06-07

Cómo citar

Wesendonk, F. S., & Junior, J. L. . (2023). Instituição de diretrizes estabelecidas pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no contexto escolar: com a palavra, uma professora coordenadora de área. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e10860. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.10860

Número

Sección

Práticas Educativas: metodologias e saberes