O desafio político da educação física escolar na formação inicial: As ações didático-pedagógicas desenvolvidas pelos professores de uma instituição particular

Autores/as

  • Ivan Carlos Bagnara Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus Erechim / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – https://orcid.org/0000-0002-6049-874X

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11029

Palabras clave:

Formação de professores, Ensino de Educação Física, Dimensão Política da Educação Física.

Resumen

O objetivo do estudo é analisar como os professores, que atuam na formação inicial em Educação Física (EF), desenvolvem suas ações formativas com a intenção de contribuir com a formação de professores, que compreendam as responsabilidades sociais da escola e da EF escolar. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa e descritiva, que contou com a participação de onze docentes. Os resultados indicam que as estratégias didático-pedagógicas são desenvolvidas com certa fragilidade e revelando um caráter fragmentário. Assim, conclui-se que, ao docente que atua na formação inicial, pode ser imprescindível assumir o papel de professor de futuros professores, o que implica pensar para muito além da esfera técnica, instrumental e metodológica das disciplinas isoladamente. Ao não desenvolver um processo formativo pautado por debates e estudos teóricos encorpados e com intencionalidades definidas, diminui-se o potencial para formar um professor com capacidade para elaborar uma proposta educativa para a EF, articulada com as responsabilidades sociais da escola e da própria EF escolar.

Citas

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Publicado

2023-06-20

Cómo citar

Bagnara, I. C. (2023). O desafio político da educação física escolar na formação inicial: As ações didático-pedagógicas desenvolvidas pelos professores de uma instituição particular. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e11029. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11029

Número

Sección

Práticas Educativas: metodologias e saberes