Formação de Professores de Matemática Articulação entre Desenvolvimento Profissional e Situações Didáticas de Modelagem
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.76.223-238Resumen
Este texto teoriza a formação de professores de Matemática para a educação básica, considerando a perspectiva do desenvolvimento profissional como potencial para oestabelecimento de modificações curriculares, na perspectiva de vivências no processo de formação e de ser professor. Nosso recorte considera ações de Modelagem Matemática na formação inicial e continuada, por meio da vivência e da incorporação de situações didáticas na prática educativa. Entendemos que a Modelagem Matemática pressupõe mudanças estruturais no fazer pedagógico – envolvendo
professor, aluno e saber matemático; exige uma nova cultura profissional – um professor reflexivo, crítico, colaborador e investigador da sua prática, e permite um (re)olhar nos processos de formação inicial e continuada – processos articulados e permeados por momentos marcantes, ensino reflexivo e trabalho colaborativo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).