Formação de Professores de Matemática Articulação entre Desenvolvimento Profissional e Situações Didáticas de Modelagem

Autores/as

  • Cátia Maria Nehring Unijuí
  • Denise Knorst da Silva Unijuí
  • Marta Cristina Cezar Pozzobon Unijuí

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.76.223-238

Resumen

Este texto teoriza a formação de professores de Matemática para a educação básica, considerando a perspectiva do desenvolvimento profissional como potencial para o
estabelecimento de modificações curriculares, na perspectiva de vivências no processo de formação e de ser professor. Nosso recorte considera ações de Modelagem Matemática na formação inicial e continuada, por meio da vivência e da incorporação de situações didáticas na prática educativa. Entendemos que a Modelagem Matemática pressupõe mudanças estruturais no fazer pedagógico – envolvendo
professor, aluno e saber matemático; exige uma nova cultura profissional – um professor reflexivo, crítico, colaborador e investigador da sua prática, e permite um (re)olhar nos processos de formação inicial e continuada – processos articulados e permeados por momentos marcantes, ensino reflexivo e trabalho colaborativo.

Publicado

2013-05-20

Cómo citar

Nehring, C. M., Silva, D. K. da, & Pozzobon, M. C. C. (2013). Formação de Professores de Matemática Articulação entre Desenvolvimento Profissional e Situações Didáticas de Modelagem. Revista Contexto &Amp; Educación, 21(76), 223–238. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.76.223-238