O FRACASSO ESCOLAR SOB O ENFOQUE DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE

Autores/as

  • Deise Rateke UFSC
  • Regina Ingrid Bragagnolo UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2005.73-74.87-101

Resumen

Essa reflexão se propõe a problematizar como, especialmente
as escolas, por meio de suas ações educativas, promovem várias formas de violência e fracassos escolares ao reduzir as pluralidades à uniformidade e homogeneização diante do querer-
viver dos diferentes grupos. Compreender o fracasso escolar como uma das manifestações da violência na escola é central nessa discussão, que se pauta nos estudos do paradigma da complexidade e na chamada filosofia da diferença. As proposições
empregadas caminham no sentido do respeito à vida e no reconhecimento do outro em sua legitimidade.

Publicado

2013-05-21

Cómo citar

Rateke, D., & Bragagnolo, R. I. (2013). O FRACASSO ESCOLAR SOB O ENFOQUE DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE. Revista Contexto &Amp; Educación, 20(73-74), 87–101. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2005.73-74.87-101