Ensino de programação e as estratégias pedagógicas utilizadas no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11377

Palabras clave:

Ensino Computacional. Ensino de Programação. Metodologias Ativas. Ambientes de Programação.

Resumen

O novo cenário mundial, político, econômico e social, exige a necessidade de se desenvolver práticas pedagógicas capazes de potencializar a apropriação do conhecimento de uma forma mais significativa e mais próxima da realidade. Entre estas práticas inovadoras, o Ensino de Programação tem ganhado cada vez mais espaço como promotora de uma ecologia cognitiva global. O presente trabalho realizou uma análise de conteúdo nos artigos das principais revistas da área de Ensino, no período de 1996 a 2016, a fim de elucidar como os ambientes educacionais são transformados pela Programação de Computadores, proporcionando assim, o protagonismo discente. Os resultados mostram uma conjunção de estratégias pedagógicas no âmbito brasileiro, que apontam para um "casamento" entre o Ensino da Programação e as Metodologias Ativas (81%). Neste ambiente, o estudante está ativamente envolvido com o seu processo de ensino-aprendizagem, controlando e criando ritmos e novas relações com o conhecimento. Verificou-se também, que os “Ambientes de Programação” ampliam o entendimento sobre os impactos da ciência e tecnologia na sociedade, buscando por meio do aprender fazendo e da aprendizagem colaborativa, orientar resoluções de problemas reais e auxiliar na tomada de decisões, características de vidas imersas na Cibercultura.

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Publicado

2023-06-20

Cómo citar

Ferreira, R., & Braga, M. (2023). Ensino de programação e as estratégias pedagógicas utilizadas no Brasil. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e11377. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11377

Número

Sección

Práticas Educativas: metodologias e saberes