TEORIAS CURRICULARES EMPREGADAS NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS SOBRE CULTURAS E IDENTIDADES NA REGIÃO AMAZÔNICA BRASILEIRA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO STRICTU SENSU

CURRICULAR THEORIES USED IN EDUCATIONAL RESEARCH ON CULTURES AND IDENTITIES IN THE BRAZILIAN AMAZON REGION: A LOOK AT POSTGRADUATE STUDIES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11495

Resumen

Muitas são as pesquisas educacionais produzidas na região norte do Brasil, entre essas, destacamos aquelas que de uma forma ou outra abordam as temáticas das culturas e identidades regionais em sua articulação com os processos educacionais. O estudo que se apresenta buscou investigar as concepções epistemológicas do currículo expressas em produções acadêmicas strictu-sensu na área da educação na região norte do Brasil. A partir de pesquisas bibliográficas descritas como Estado do Conhecimento (ROMANOWSKI; ENS, 2006), o estudo sistematiza as pesquisas realizadas no período de 2015 a 2018 demonstrando tendências teóricas em uso nas análises das culturas regionais e mostra que o campo das teorias críticas e pós-críticas são amplamente utilizados para produzir reflexões sobre as culturas amazônicas. Essas reflexões transitam entre a ideia de uma essência cultural, ou seja, a ideia de uma cultura sem vínculo com a tradição. Observamos também que os pressupostos conceituais de origem marxistas são lentes teóricas de importância para a análise regional quando o tema principal é a vinculação entre cultura e desigualdade. Em termos gerais, podemos dizer que há certo equilíbrio teórico nas produções acadêmicas regionais no campo da educação quando os temas abordados são as culturas amazônicas.

Biografía del autor/a

Maria Isabel Alonso Alves, Universidade Federal do Amazonas

Professora do magistério superior na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Pesquisadora no grupo de pesquisa Em Educação na Amazônia (GPEA/UNIR). Mestra em Educação formada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Rondônia, vinculada a Linha de Pesquisa: Formação de professores, onde investigou a produção de identidades indígenas e o significado da educação superior indígena a partir do Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural da UNIR - Campus de Ji-Paraná. Doutora em Educação pelo Programa de Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB/MS, com pesquisa vinculada na linha de pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena. Credenciada como professora permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH, no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA/UFAM, na linha de Pesquisa: Perspectivas teórico-metodológicas para o ensino das Ciências Humanas.

Publicado

2022-01-03

Cómo citar

Scaramuzza, G. F., Alves, M. I. A., & de Oliveira, F. L. (2022). TEORIAS CURRICULARES EMPREGADAS NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS SOBRE CULTURAS E IDENTIDADES NA REGIÃO AMAZÔNICA BRASILEIRA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO STRICTU SENSU: CURRICULAR THEORIES USED IN EDUCATIONAL RESEARCH ON CULTURES AND IDENTITIES IN THE BRAZILIAN AMAZON REGION: A LOOK AT POSTGRADUATE STUDIES. Revista Contexto &Amp; Educación, 37(116), 276–292. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11495

Número

Sección

Interculturalidade e Educação