TEORIAS CURRICULARES EMPREGADAS NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS SOBRE CULTURAS E IDENTIDADES NA REGIÃO AMAZÔNICA BRASILEIRA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO STRICTU SENSU

CURRICULAR THEORIES USED IN EDUCATIONAL RESEARCH ON CULTURES AND IDENTITIES IN THE BRAZILIAN AMAZON REGION: A LOOK AT POSTGRADUATE STUDIES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11495

Resumo

Muitas são as pesquisas educacionais produzidas na região norte do Brasil, entre essas, destacamos aquelas que de uma forma ou outra abordam as temáticas das culturas e identidades regionais em sua articulação com os processos educacionais. O estudo que se apresenta buscou investigar as concepções epistemológicas do currículo expressas em produções acadêmicas strictu-sensu na área da educação na região norte do Brasil. A partir de pesquisas bibliográficas descritas como Estado do Conhecimento (ROMANOWSKI; ENS, 2006), o estudo sistematiza as pesquisas realizadas no período de 2015 a 2018 demonstrando tendências teóricas em uso nas análises das culturas regionais e mostra que o campo das teorias críticas e pós-críticas são amplamente utilizados para produzir reflexões sobre as culturas amazônicas. Essas reflexões transitam entre a ideia de uma essência cultural, ou seja, a ideia de uma cultura sem vínculo com a tradição. Observamos também que os pressupostos conceituais de origem marxistas são lentes teóricas de importância para a análise regional quando o tema principal é a vinculação entre cultura e desigualdade. Em termos gerais, podemos dizer que há certo equilíbrio teórico nas produções acadêmicas regionais no campo da educação quando os temas abordados são as culturas amazônicas.

Biografia do Autor

Maria Isabel Alonso Alves, Universidade Federal do Amazonas

Professora do magistério superior na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Pesquisadora no grupo de pesquisa Em Educação na Amazônia (GPEA/UNIR). Mestra em Educação formada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Rondônia, vinculada a Linha de Pesquisa: Formação de professores, onde investigou a produção de identidades indígenas e o significado da educação superior indígena a partir do Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural da UNIR - Campus de Ji-Paraná. Doutora em Educação pelo Programa de Doutorado em Educação da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB/MS, com pesquisa vinculada na linha de pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena. Credenciada como professora permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH, no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA/UFAM, na linha de Pesquisa: Perspectivas teórico-metodológicas para o ensino das Ciências Humanas.

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Scaramuzza, G. F., Alves, M. I. A., & de Oliveira, F. L. (2022). TEORIAS CURRICULARES EMPREGADAS NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS SOBRE CULTURAS E IDENTIDADES NA REGIÃO AMAZÔNICA BRASILEIRA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO STRICTU SENSU: CURRICULAR THEORIES USED IN EDUCATIONAL RESEARCH ON CULTURES AND IDENTITIES IN THE BRAZILIAN AMAZON REGION: A LOOK AT POSTGRADUATE STUDIES. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(116), 276–292. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11495

Edição

Seção

Interculturalidade e Educação