CONSTRUTIVISMO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS limites de uma proposta

Autores/as

  • Amaury César Moraes USP

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2003.69.29-43

Resumen

Este texto apresenta uma proposta de ensino de Ciências a partir de uma metodologia construtivista, pontuando a idéia de que o aluno pode (re)construir os conhecimentos em sala de aula, com o apoio do professor. Na expectativa de que este procedimento, “ensino de Ciências via História das Ciências”, de algum modo venha a produzir um pensar a Ciência, de uma maneira científica, também trazendo a consciência sobre o processo de produção/construção do conhecimento. O artigo delineia conceitos como descoberta ou justificação, expectativas e certeza, fazendo uma relação com o ensino de Filosofia. Verifica-se que a História das Ciências como método de ensino funcionou num sentido formativo, mas não auxiliou para a compreensão dos conteúdos das Ciências.

Publicado

2013-05-22

Cómo citar

Moraes, A. C. (2013). CONSTRUTIVISMO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS limites de uma proposta. Revista Contexto &Amp; Educación, 18(69), 29–43. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2003.69.29-43