CONSTRUTIVISMO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS limites de uma proposta
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2003.69.29-43Resumen
Este texto apresenta uma proposta de ensino de Ciências a partir de uma metodologia construtivista, pontuando a idéia de que o aluno pode (re)construir os conhecimentos em sala de aula, com o apoio do professor. Na expectativa de que este procedimento, “ensino de Ciências via História das Ciências”, de algum modo venha a produzir um pensar a Ciência, de uma maneira científica, também trazendo a consciência sobre o processo de produção/construção do conhecimento. O artigo delineia conceitos como descoberta ou justificação, expectativas e certeza, fazendo uma relação com o ensino de Filosofia. Verifica-se que a História das Ciências como método de ensino funcionou num sentido formativo, mas não auxiliou para a compreensão dos conteúdos das Ciências.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).