REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS SOBRE COMPUTAÇÃO DESPLUGADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR DE 2014 A 2020: TENDÊNCIAS NO CAMPO
A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW OF STUDIES ON UNPLUGGED COMPUTING IN ELEMENTARY/HIGH SCHOOL AND HIGHER EDUCATION FROM 2014 TO 2020: TRENDS IN THE FIELD
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.10-30Palabras clave:
Computação Desplugada, Revisão Sistemática, Educação básica e superiorResumen
Este artigo tem como objetivo apresentar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) de publicações científicas sobre Computação Desplugada (CD) na Educação Básica e no Ensino Superior, publicadas de 2014 a 2020 em alguns dos principais meios acadêmicos brasileiros relacionados à Computação e Educação: SBIE, WIE, WCBIE, RBIE, RENOTE, WEI, WIT e ANPED. Para tanto, seguiram-se as etapas definidas no protocolo de pesquisa e a consulta às bases de dados eletrônicos. Dos estudos pesquisados, foram selecionados para análise sessenta e sete que atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos. Os principais resultados indicam que há um aumento nas pesquisas quanto ao uso da CD na Educação Básica, especialmente no Ensino Fundamental e em escolas públicas. A maior parte dos estudos se baseia nas atividades do livro Computer Science Unplugged e em atividades desplugadas autorais. Os conceitos mais trabalhados nos estudos são Algoritmo, Lógica de Programação e Números Binários. A maioria dos estudos analisados são desenvolvidos sem associação explícita a alguma disciplina da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).