BRASIL 500 ANOS: a narrativa midiática (disciplinando o ensino de história)
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2001.61.23-38Resumen
O presente artigo propõe contabilizar o impacto da narrativamidiática no espaço-escolar na comemoração dos 500 Anos, a
partir da observação dos projetos e proposições de atividades em algumas escolas do Município de Santa Maria. A narrativa midiática é o relato ou aparato discursivo da Indústria Cultural que interfere no fazer-escolar imobilizando os corpos, com saberes-poderes específicos, imbricados no mercado total. Na comemoração dos 500 Anos presenciamos: de um lado a memória coletiva imobilizada e de outro uma produção acadêmica
sitiada pelo mercado. Destarte, a imagem-mercadoria
instrumentalizou o tempo social, impondo um determinado ensino
de história que deve ser contabilizado no espaço-escolar.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).