As concepções e os desafios dos licenciandos em ciências biológicas participantes do PIBID sobre a etapa de problematização no ensino de ciências por investigação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12180

Palabras clave:

PIBID. Problematização. Ensino de Ciências por Investigação.

Resumen

O pensar e constituir os problemas num plano de trabalho docente ou em uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) é considerado um momento essencial, pois norteiam as demais etapas e possibilitam a transição da curiosidade ingênua para a curiosidade epistemológica. Nesse sentido, esta pesquisa foi realizada com licenciandos de Ciências Biológicas, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (Pibid) e teve como objetivo investigar concepções e dificuldades dos participantes para problematizar os conteúdos de Ciências do currículo da Educação Básica. Após a leitura de todo o material, optamos pela Análise Textual Discursiva para organizar, analisar e discutir todo o corpus da investigação. Sob um viés reflexivo, os participantes sinalizaram, qualitativamente, como um problema investigativo pode dificultar ou possibilitar diversas perspectivas para o desenvolvimento das etapas do Ensino de Ciências por Investigação (ECI).

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Publicado

2023-08-24

Cómo citar

Machado de Oliveira, C., & de Oliveira, A. L. (2023). As concepções e os desafios dos licenciandos em ciências biológicas participantes do PIBID sobre a etapa de problematização no ensino de ciências por investigação. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e12180. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12180

Número

Sección

Práticas Educativas: metodologias e saberes