As concepções e os desafios dos licenciandos em ciências biológicas participantes do PIBID sobre a etapa de problematização no ensino de ciências por investigação
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12180Palabras clave:
PIBID. Problematização. Ensino de Ciências por Investigação.Resumen
O pensar e constituir os problemas num plano de trabalho docente ou em uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) é considerado um momento essencial, pois norteiam as demais etapas e possibilitam a transição da curiosidade ingênua para a curiosidade epistemológica. Nesse sentido, esta pesquisa foi realizada com licenciandos de Ciências Biológicas, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (Pibid) e teve como objetivo investigar concepções e dificuldades dos participantes para problematizar os conteúdos de Ciências do currículo da Educação Básica. Após a leitura de todo o material, optamos pela Análise Textual Discursiva para organizar, analisar e discutir todo o corpus da investigação. Sob um viés reflexivo, os participantes sinalizaram, qualitativamente, como um problema investigativo pode dificultar ou possibilitar diversas perspectivas para o desenvolvimento das etapas do Ensino de Ciências por Investigação (ECI).
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