SOSTENER UNA MANO O ENCADENAR UN ALMA: Legados de Paulo Freire para la Conceptualización de la Pedagogía Social en América Latina
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2000.59.31-53Resumen
Presenta la trayectória práctica y teórica de la propuesta educativade Paulo Freire, denominada educación popular y paradigma socio-crítico, vinculada a la corriente de la pedagogía crítica. Sitúa la historia de la educación popular a partir de momentos fundacionales, en las décadas de 60 y 70, sistematizadores, en la década de 80, y de refundamentación, en la década de 90. Discurre sobre los discursos ético, político, cultural e metodológico de la educación popular, a partir de sus ejes articuladores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).