(Re)criar o estágio em anos iniciais do ensino fundamental em tempos de pandemia: As experiências (auto)formativas do curso de licenciatura em pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Erechim/RS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.12626Palabras clave:
Estágio supervisionado, Pedagogia, Processos autoformativos, Pandemia Covid-19Resumen
Este artigo apresenta um estudo que busca compreender as experiências (auto)formativas de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim/RS, durante a realização do Estágio Curricular em Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no ano de 2020, na modalidade remota, por motivo do contexto da pandemia da Covid-19. Assim, a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo-interpretativo, desenvolvida com base na metodologia da pesquisa-formação de Josso (2004), teve como público participante um grupo de 13 acadêmicas. Por meio das narrativas das participantes, emergiram duas categorias de análise: I) Experiências autoformativas e formação docente; e, II) O papel da universidade na formação da práxis reflexiva. A partir da interpretação dos dados produzidos, o estudo revelou aspectos da ressignificação da profissão docente e da experiência formativa a partir de um estágio remoto, enfatizando a importância de processos autoformativos, com caráter dialógico e reflexivo, desde a formação inicial, para a promoção do pensamento crítico frente ao trabalho pedagógico da docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
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