RESSIGNIFICANDO OS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS DO CURSO DE LETRAS/EAD/UFMS: OS DESAFIOS IMPOSTOS PELA PANDEMIA, AS ESTRATÉGIAS E AS POSSIBILIDADES

REFRAMING THE PRACTICUM IN DISTANCE EDUCATION LANGUAGE AND LITERATURE COURSE FROM UFMS: THE CHALLENGES IMPOSED BY THE PANDEMIC, THE STRATEGIES AND THE POSSIBILITIES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12686

Palabras clave:

Formação inicial docente. Licenciatura. Ensino Remoto Emergencial.

Resumen

A pandemia causada pela covid-19 forçou-nos a repensarmos e a reorganizarmos várias ações universitárias, dentre elas, o prosseguimento dos Estágios Obrigatórios dos cursos de licenciatura para que fosse possível atender à legislação vigente e às medidas emergenciais adotadas. Neste trabalho, discutimos o desenvolvimento das atividades nos Estágios Obrigatórios do curso de Letras Português e Espanhol, na modalidade a distância, da UFMS, durante o período pandêmico com o objetivo de descrever e analisar a reorganização desse componente curricular durante o ensino remoto emergencial (ERE), refletindo sobre a avaliação realizada pelos/as acadêmicos/as e sobre os possíveis impactos desse novo formato na formação desses/as professores/as. A partir da conjugação de métodos quantitativos e qualitativos de geração de dados, analisamos os efeitos das mudanças nesse componente curricular sob o aporte teórico de Piconez (1994, 2004), Pimenta (2009), Santos et al. (2020), entre outros, quanto ao estágio e de Freire (1987), Hooks (2017) e Souza (2006), no que concerne à formação de professores. Como resultados destacamos a avaliação em sua maioria positiva pelos/as participantes da pesquisa em relação ao estágio, suas expectativas otimistas sobre futuro profissional, bem como as dificuldades que impactaram a formação docente, sobretudo, no que diz respeito à socialização profissional.

Biografía del autor/a

Daniela Kawamoto Kanashiro, UFMS

Daniela Sayuri Kawamoto Kanashiro, professora associada do Curso de Letras Português e Espanhol , modalidades presencial e a distância, e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da FAALC/UFMS

Ana Karla Pereira de Miranda, UFMS

Ana Karla Pereira de Miranda, professora adjunta do Curso de Letras Português e Espanhol , modalidades presencial e a distância, da FAALC/UFMS

Publicado

2022-01-03

Cómo citar

Rocha, P., Kawamoto Kanashiro, D. ., & Pereira de Miranda, A. K. (2022). RESSIGNIFICANDO OS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS DO CURSO DE LETRAS/EAD/UFMS: OS DESAFIOS IMPOSTOS PELA PANDEMIA, AS ESTRATÉGIAS E AS POSSIBILIDADES: REFRAMING THE PRACTICUM IN DISTANCE EDUCATION LANGUAGE AND LITERATURE COURSE FROM UFMS: THE CHALLENGES IMPOSED BY THE PANDEMIC, THE STRATEGIES AND THE POSSIBILITIES. Revista Contexto &Amp; Educación, 37(116), 23–35. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12686

Número

Sección

Dossie Práticas educativas e formação docente: metodologias e saberes