INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE SABERES RELACIONADOS À PRÁTICA DOCENTE
INITIATION TO TEACHING: IMPORTANCE OF BUILDING KNOWLEDGE RELATED TO TEACHING PRACTICE
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.12695Palabras clave:
PIBID, Saberes docentes, Formação de professores, LicenciaturaResumen
O objetivo deste estudo foi analisar os saberes docentes construídos ao decorrer das atividades desenvolvidas por egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto “PIBID Biologia-Alegre” do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A pesquisa tem caráter qualitativo, caracterizada por um estudo de caso. O levantamento de dados foi realizado através de questionários e entrevistas semiestruturadas e as informações foram analisadas através da análise de conteúdo, a partir de quatro categorias: saberes da formação profissional, saberes curriculares, saberes disciplinares e saberes experienciais. Os entrevistados relataram experiências formativas durante a participação no PIBID que possibilitaram a construção de saberes inerentes à prática docente e ressignificação de conceitos e aspectos relacionados ao saber-fazer docente, a partir da vivência em sala de aula. Ainda, a construção desses saberes possibilitou a compreensão de atividades que auxiliam a função, como o planejamento e organização; utilização de diferentes metodologias e recursos; conhecimento curricular e científico contextualizados e; interação com alunos e demais sujeitos que compõem o ambiente escolar. Logo, conclui-se que o PIBID auxilia a prática docente, caracterizando-se como espaço formativo de construção e desenvolvimento de saberes docentes essenciais à profissão.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).