Metodologias Ativas no Ensino de Enfermagem: Impactos no Desempenho dos Estudantes
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12819Palabras clave:
Educação em enfermagem, Ensino-Aprendizagem, Enfermagem, Metodologias AtivasResumen
O objetivo deste estudo é analisar a aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem nas disciplinas da Graduação em enfermagem e o seu impacto no desempenho dos estudantes e no desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado. O estudo foi realizado a partir da revisão integrativa da literatura, utilizando-se a técnica Pico para embasamento na definição da composição do tema e da questão norteadora. A amostra obtida em 36 artigos demonstra a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem em disciplinas variadas na Graduação em Enfermagem. Os estudos analisados mostram que a aplicação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem contribui para o desenvolvimento de competências técnicas, cognitivas e comportamentais. Considera-se, no entanto, necessário expandir a aplicação de metodologias ativas em diversos momentos da formação, visando a contribuir para a aquisição e o desenvolvimento de habilidades e competências intrínsecas aos processos assistenciais necessárias à atuação prática.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).