CIDADANIA E SOCORRISMO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12887

Resumen

O conceito de cidadania traduz-se um processo participado, individual e coletivo. Exige de cada indivíduo, e daqueles com quem interage, uma reflexão e tomada de consciência, uma decisão, e uma ação sobre os problemas sentidos por si e pela sociedade. Estes atributos parecem, assim, poder beneficiar de um processo educativo, porque a cidadania aprende-se. Este trabalho, de natureza argumentativa, tem como objetivo construir um quadro dedutivo-argumentativo defensor da introdução da temática do socorrismo em toda a educação e escolaridade obrigatória. Foram analisados diversos documentos curriculares estruturantes (Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, referenciais para a educação para a cidadania, documentos normativos). Argui-se a criação de um referencial de socorrismo, para a educação para a cidadania, em todo o espectro da educação e ensino obrigatório, de modo contribuir para uma sociedade a baseada na dignidade da pessoa humana, mais responsável, solidária, altruísta no compromisso com o outro.

Biografía del autor/a

Jorge Bonito, CIEP da Universidade de Évora. CIDTFF da Universidade de Aveiro. Portugal.

Publicado

2022-04-08

Cómo citar

Bonito, J. (2022). CIDADANIA E SOCORRISMO. Revista Contexto &Amp; Educación, 37(117), 63–84. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.117.12887