Clima e tempo na educação básica: Experiência didática de observação e levantamento de dados com uso de termohigrômetro e pluviômetro
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13087Palabras clave:
Pluviômetro, Precipitação, Ensino, ClimaResumen
A atividade de levantamento de dados primários em ambiente escolar é um importante exercício a ser promovido cotidianamente, visto que os estudantes têm contato com metodologia de pesquisa sobre a realidade. Os conteúdos relacionados ao clima na Geografia e Biologia escolar podem estabelecer a relação entre os fenômenos climáticos e meteorológicos e sua influência no aprendizado dos estudantes. Dessa forma, a coleta de dados na prática, relacionada com os elementos físicos e sociais abordados na teoria, se coloca como importante no ensino das disciplinas. Neste sentido, objetivou-se levantar e analisar os índices pluviométricos e de temperaturas no município de Dores do Rio Preto, Espírito Santo, para mediar o processo de ensino e aprendizagem na escola. Durante o período de 24 meses (2019-2021), foram realizadas coletas de água pluvial. Para a coleta dos dados foi utilizada, um pluviômetro analógico e um termohigrômetro. Os resultados demonstraram que há variações relevantes durante os meses analisados. A abordagem do clima na educação básica contribuiu para significar os conteúdos, assim, os estudantes se mostraram mais interessados em estudar tais conteúdo. Neste sentido, o trabalho foi fundamental por relatar valores reais de precipitação e por permitir identificar as anomalias anuais da precipitação e temperatura.
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