Alfabetização e letramento na educação infantil: A perspectiva da criança

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13234

Palabras clave:

Perspectiva das crianças, Alfabetização e letramento, Educação Infantil

Resumen

Trata-se de uma pesquisa, realizada por ocasião da conclusão de curso, cujo objetivo visava a compreender a perspectiva das crianças acerca das atividades de alfabetização e letramento, realizadas na Educação Infantil. Nota-se, nos últimos anos da Educação Infantil, que há uma expectativa, das professoras, pais, gestores educacionais, em enviar as crianças para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental com conhecimentos de leitura e escrita. Por isso, as práticas de alfabetização e letramento acabam se tornando comuns nas turmas de pré-escola da Educação Infantil. Considerando-se isso, com base na Sociologia da Infância (SARMENTO, 2003, 2005, 2013) realizou-se uma pesquisa com as crianças, entendendo-as como sujeitos competentes, produtores de conhecimento e cultura. Em uma abordagem qualitativa, na produção de dados com as crianças, foram propostas atividades baseadas em métodos tradicionais e construtivistas de alfabetização e letramento (SOARES, 2004, 2017; FERREIRO, TEBEROSKI, 1985), e entrevistas-conversa (SARAMAGO, 2001) com os sujeitos da investigação. As categorias de análise dividiram-se em duas: perspectivas das crianças sobre as atividades tradicionais e perspectivas das crianças sobre as atividades construtivistas. Os resultados da análise dos dados indicaram que as atividades construtivistas, pautadas na ludicidade, como jogos e brincadeiras, são indicadas pelas crianças e se tornam eficientes para inseri-las no mundo letrado, pois respeitam as lógicas infantis, valorizam a participação da criança e de suas diferentes formas de expressão e comunicação.

Citas

ALMEIDA, Mariana Aparecida Paes. Métodos alfabetizadores: reflexões acerca da prática pedagógica de uma professora de 1ª série do Ensino Fundamental. Educere. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE., 2., 2008. Curitiba. Anais [...]. Curitiba, PR: Educere, 2008. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/344_948.pdf. Acesso em: 8 nov. 2021.

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Atividade lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo, SP: Loyola, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pd. Acesso em: 28 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Para Educação Infantil. Brasília, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 28 abr. 2022.

COLONNA, Elena; FERNANDES, Natália. Entrevista: algumas considerações acerca da sociologia da infância. Poiésis, Tubarão, v. 4, n. 8, jul./dez. 2011. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/800/743. Acesso em: 25 abr. 2022.

FERREIRA, Carmem Regina Gonçalves; MACHADO, Rosiani Teresinha Soares. Alfabetização e letramento: algumas concepções sob o olhar de orientadoras de estudo do PNAIC. ANPED SUL, 10., 2014. Florianópolis, 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1669-0.pdf. Acesso em: 25 set. 2021.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Métodos de alfabetização, métodos de ensino e conteúdos da alfabetização: perspectivas históricas e desafios atuais. Revista de Educação, Santa Maria, v. 32, n. 1, p. 21-40, 2007. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/231122126. Acesso em: 8 nov. 2021.

FRIEDMANN, Adriana. Linguagens e culturas infantis. 1. Ed. São Paulo: Cortez, 2014.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. p. 17-22. Cap. 1.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRANDO, Katlen Bohm. Práticas de letramento no Ensino Fundamental: vozes das professoras. Porto Alegre, 2011. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3718/1/437780.pdf. Acesso em: 26 out. 2021.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). O jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MIRANDA, Simão de. Práticas pedagógicas das séries iniciais: do fascínio do jogo à alegria de aprender. 2000. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília, Brasília, 2000.

MORTATTI, Maria Rosário Longo. História dos métodos de alfabetização no Brasil. Portal MEC, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ensfund/alf_mortattihisttextalfbbr.pdf. Acesso em: 8 nov. 2021.

MOYLES, Janet R. Só brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RICHTER, Ana Cristina; BASSANI, Jaison José; VAZ, Alexandre Fernandez. Entrevista com Manuel Jacinto Sarmento: infância, corpo e Educação Física. Cadernos de Formação RBCE, set. 2015, p. 11-37. Disponível em: http://www.rbce.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/2182/1153. Acesso em: 6 nov. 2021.

SANTOS, Aline Cristiane Ribeiro Ferreira dos; LIRA, Aliandra Cristina Mesomo. Disciplinar e constranger: o corpo-criança e seu (não)lugar nas instituições educativas. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 45, n. 3, p. 906-922, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64193. Acesso em: 7 mar. 2023.

SANTOS, Jossiane Soares. O lúdico na educação infantil. Fiped – Fórum Internacional de Pedagogia. Campina Grande, 2012. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/fiped/2012/ludico.pdf. Acesso em: 29 out. 2021.

SARAMAGO, Sílvia Sara Souza. Metodologias de pesquisa empírica com crianças. Sociologia, Problemas e Práticas, n. 35, p. 9-29, 2001. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/399/1/35.01.pdf. Acesso em: 29 out. 2021.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 12, n. 21, p. 51-69, 2003.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Imaginário e culturas da infância. 2002. Disponível em: http://titosena.faed.udesc.br/Arquivos/Artigos_infancia/Cultura%20na%20Infancia.pdf. Acesso em: 2 nov. 2021.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 91, p. 361-378, maio/ago. 2005.

SARMENTO, Manuel Jacinto. A sociologia da infância e a sociedade contemporânea: desafios conceituais e praxeológicos. In: ENS, Romilda Teodora; GARANHANI, Marynelma Camargo. Sociologia da infância e a formação de professores. Curitiba: Champagnat, 2013. p. 13-46.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2017.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, p. 5-17, jan./fev./mar./abr. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/89tX3SGw5G4dNWdHRkRxrZk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 8 nov. 2021.

SOUZA, Nathany Morais de; AZEVEDO, Micarla Silva de; ACCIOLY, Denise Cortez da Silva. Sentimentos e emoções: uma experiência no contexto da educação infantil. Revista Contexto e Educação, Ijuí: Editora Unijuí, a. 36, n. 115, p. 257-269, set./dez. 2021.

SPRÉA, Nélio Eduardo; GARANHANI, Marynelma Camargo. A criança, as culturas infantis e o amplo sentido do termo brincadeira. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 43, p. 717-735, set./dez. 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189132834005.pdf. Acesso em: 9 nov. 2021.

TANES, Talita Molina Lopes; WERNER, Elias Terra. Iniciação à docência: importância da construção de saberes relacionados à prática docente. Revista Contexto e Educação, a. 37, n. 116, p. 36-56, jan./abr. 2022.

VIEIRA, Larissa de Souza; OLIVEIRA, Valdiléia Xavier de. A importância dos jogos e brincadeiras para o processo de alfabetização e letramento. Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - UNESPAR/FECILCAM, 2017. Disponível em: http://www.fecilcam.br/nupem/anais_v_epct/PDF/ciencias_humanas/21_VIEIRA_OLIVEIRA.pdf. Acesso em: 25 set. 2021.

Publicado

2023-08-24

Cómo citar

Brandelero Camargo, G., & Ana Claudia. (2023). Alfabetização e letramento na educação infantil: A perspectiva da criança. Revista Contexto &Amp; Educación, 38(120), e13234. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.13234

Número

Sección

Práticas Educativas: metodologias e saberes