Educação Profissional e Tecnológica: concepções, experiências e dinâmicas investigativas

Autores/as

  • Taniamara Vizzotto Chaves IFFAR/ Campus São Borja
  • Mariglei Severo Maraschin Colégio Técnico Industrial de Santa Maria – Universidade Federal de Santa Maria – CTISM/UFSM
  • Adriana Duarte Leon IFSUL/ Campus Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13560

Resumen

O número 119, v. 37, da Revista Contexto & Educação, apresenta o dossiê “Educação Profissionale Tecnológica: concepções, experiências e dinâmicas investigativas” contemplando 11 artigos relacionados ao tema. O dossiê foi proposto por três professoras que representam importantes instituições de ensino do Estado do RS e participam da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica (REGEPT).

Biografía del autor/a

Taniamara Vizzotto Chaves , IFFAR/ Campus São Borja

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) atuando em Cursos de Formação Técnica Integrada, no Curso de Licenciatura em Física e no Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT. Tem experiência nas áreas de Ensino e de Educação atuando principalmente nos seguintes temas e linhas de pesquisa: Teorias e Práticas para a Educação Profissional e Tecnológica, Ensino de física para a Educação Básica, Formação inicial e continuada de professores, Currículo e saberes docentes.

Líder do Grupo de pesquisa: Emancipação Sem Fronteiras: Formação Inicial e Continuada de Professores

Mariglei Severo Maraschin, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria – Universidade Federal de Santa Maria – CTISM/UFSM

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Franciscana de Santa Maria,  Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e atua no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica e no Programa de Pós-graduação em  Educação do Centro de Educação da UFSM. Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas e linhas de pesquisa: Políticas e Gestão da EPT, Trabalho Pedagógico, Ensino Médio Integrado, EJA e EJA EPT.

Líder do Grupo de pesquisa: Transformação- Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional

Adriana Duarte Leon , IFSUL/ Campus Pelotas

Possui graduação em Pedagogia, graduação em História, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense e atua junto ao Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia e junto ao Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados. Desenvolve estudos com ênfase em História da Educação, Ensino de História, Educação Técnico Profissional e Profissão Docente. 

Líder do Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa História, educação e docência

Publicado

2022-09-23

Cómo citar

Taniamara Vizzotto Chaves, Severo Maraschin, M., & Duarte Leon , A. (2022). Educação Profissional e Tecnológica: concepções, experiências e dinâmicas investigativas. Revista Contexto &Amp; Educación, 37(119), e13560. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13560