Professores do ensino fundamental público: Literacia em saúde e fatores associados

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13673

Palabras clave:

educação em saúde, saúde bucal, literacia em saúde

Resumen

O objetivo desde estudo foi avaliar a Literacia em Saúde (LS) e sua associação com aspectos pessoais, profissionais e de comportamentos em saúde bucal de professores do primeiro ciclo do Ensino Fundamental da rede pública de ensino de Rio das Flores (RJ). Estudo transversal, censitário, com abordagem a 80 professores vinculados às 7 escolas do Sistema Municipal. Os dados foram coletados via ferramenta do Google formulários entre agosto e dezembro de 2021. Foi aplicado questionário para coleta de dados pessoais, profissionais e comportamentais relacionados à saúde bucal, além do instrumento de avaliação da Literacia em Saúde (HLS–14). Foram realizadas análises descritivas e exploratórias e construídos modelos de regressão logística para o desfecho Literacia em Saúde. Participaram do estudo 62 professores (taxa de resposta 77,5%), dos quais 85,5% do sexo feminino, com 38,8 anos de idade média, 13,6 anos de experiência profissional e 30,6% com Pós-Graduação. Os professores apresentaram mediana da LS igual a 50, com 17,0 para a dimensão funcional, 18,0 na dimensão comunicativa e 14,0 na dimensão crítica. Apenas a variável escolaridade associou-se a maior literacia (OR=6,46; IC95%:1,92-21,7; p<0,0025). Conclui-se que os professores mostraram elevado grau de Literacia em Saúde e que ter cursado Pós-Graduação aumentou a chance de apresentar maior LS.

Citas

ALMEIDA, Cristina Vaz de; SEBASTIÃO, Sónia Pedro. A percepção dos profissionais de saúde sobre fontes de informação e sua influência na relação terapêutica. Observatório (OBS*) Journal, [S. l.], v. 12, n. 4, p. 26-43, 2018.

ALVES, Odete Maria Azevedo; MORAIS, Maria Carminda Soares; BARREIRA, Catarina Carvalhido; CRUZ, Marisa de Jesus Gomes; LIMA, Ana Maria Damião Lopes. Health Literacy: the reality of a community in Alto Minho. Portuguese Journal of Public Health, [S. l.], v. 36, p. 157-163, 2018.

AZODO, Chinedu Clemente; UMOH, Agnes O. Periodontal Disease Awareness and Knowledge among Nigerian Primary School Teachers. Annals of medical and Health Sciences Research, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 340-347, 2015.

BATISTA, Marília Jesus; LAWRENCE, Herenia Procopio; SOUSA, Maria da Luz Rosário de. Oral health literacy and oral health outcomes in an adult population in Brazil. BMC Public Health, [S. l.], v. 18, n. 60, p. 1-9, 2018.

BATISTA, Marília Jesus; MARQUES, Ana Carolina de Paula; SILVA-JUNIOR, Manoelito Ferreira; ALENCAR, Gizelton Pereira; SOUSA, Maria da Luz Rosário de. Tradução, adaptação transcultural e avaliação psicométrica da versão em português (brasileiro) do 14-item Health Literacy Scale. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 7, p. 2.847-2.857, 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/ 2012/Reso466.pdf. Acesso em: 16 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Composição. Secretaria de atenção primária a saúde. Política nacional de saúde bucal. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/pnsb. Acesso em: 20 ago. 2023.

BROEIRO, Paula. Literacia em saúde e utilização de serviços. Rev. Port. Med. Geral Fam., Lisboa, v. 33, p. 6-8, 2017.

CAMPOS, Angélica Atala Lombelo; NEVES, Felipe Silva; SALDANHA, Raphael de Freitas; DUQUE, Kristiane de Castro Dias; GUERRA, Maximiliano Ribeiro; LEITE, Isabel Cristina Gonçalves; TEIXEIRA, Maria Teresa Bustamante. Fatores associados ao letramento funcional em saúde de mulheres atendidas pela Estratégia de Saúde da Família. Caderno Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 28, n. 1, p. 66-76, 2020.

COSTA, Michael Medeiros; BARBOSA, Arthur Diego Leite; FERNANDES, Jocianelle Maria Félix de Alencar; FONSECA, Fátima Roneiva Alves; PAREDES, Suyene de Oliveira. Conhecimento e práticas em saúde bucal nas escolas de ensino fundamental de um município de pequeno porte do sertão paraibano. Arquivos em Odontologia, Belo Horizonte, v. 50, n. 4, p. 193-202, 2014.

DENUWARA, Herath Mudiyanselage Buddhini Herath; GUNAWARDENA, Nalika Sepali. Level of health literacy and factors associated with it among school teachers in an education zone in Colombo, Sri Lanka. BMC Public Health, [S. l.], v. 17, p. 631, 2017.

FIRMINO, Ramon Targino; FERREIRA, Fernanda Morais; MARTINS, Carolina Castro; GRANVILLE-GARCIA, Ana Flávia; FRAIZ, Fabian Calixto; PAIVA, Saul Martins. Is parental oral health literacy a predictor of children's oral health outcomes? systematic review of the literature. International Journal of Paediatric Dentistry, [S. l.], v. 8, p. 1-13, jul. 2018a.

FIRMINO, Ramon Targino; MARTINS, Carolina Castro; FARIA, Larissa dos Santos; PAIVA, Saul Martins; GRANVILLE-GARCIA, Ana Flávia; FRAIZ, Fabian Calixto; FERREIRA, Fernanda Morais. Association of oral health literacy with oral health behaviors, perception, knowledge, and dental treatment related outcomes: a systematic review and meta-analysis. Journal of Public Health Dentistry, [S. l.], v. 78, n. 3, p. 231-245, 2018b.

GRANVILLE-GARCIA, Ana Flávia; SILVA, Josileide Maria da; GUINHO, Sandra Ferreira; MENEZES, Valdenice. Conhecimento de professores do ensino fundamental sobre saúde bucal. RGO, Porto Alegre, v. 55, n. 1, p. 29-34, jan./mar. 2007.

IGDAL, Anna Lúcia Melo. Conhecimento e literacia em saúde bucal de professores do ensino fundamental: o primeiro passo para ações educativas na escola. 160 f. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Odontologia em Saúde Pública), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio das Flores. Rio de Janeiro: IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/rio-das-flores/panorama. Acesso em: 11 abr. 2022.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar 2021. Rio de Janeiro: Inep, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/institucional/dados-revelam-perfil-dos-professores-brasileiros#. Acesso em: 26 jul. 2023.

ISHIKAWA, Hirono; TAKEUCHI, Takeaki; YANO, Eiji. Measuring Functional, Communicative, and Critical Health Literacy Among Diabetic Patients. Diabetes Care, [S.l.], v. 31, n. 5, p. 874-879, maio 2008.

JUNKES, Mônica Carmem; FRAIZ, Fabian Calixto; SARDENBERG, Fernanda; LEE, Jee-Yon; PAIVA, Saul Martins; FERREIRA, Frederico Moraes. Validity and Reliability of the Brazilian Version of the Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry-BREALD-30. PLoS One, [S. l.], v. 10, n. 7, p. 1-11, 2015.

LOPES, Roanny Torres; NEVES, Érick Tássio Barbosa, GOMES, Monalisa Cesarino; PAIVA, Saul Martins; FERREIRA, Fernanda Morais; GRANVILLE-GARCIA, Ana Flávia. Family structure, sociodemographic factors and type of dental service associated with oral health literacy in the early adolescence. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 26, supl. 3, p. 5.241-5.250, 2021.

MADUREIRA, Luiz Antonio Alcântara; VINHA, Maria Lucia. Professores e suas percepções, conhecimentos e práticas em saúde bucal. Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 6, n. 15, p. 80-97, 2019.

MARAGNO, Carla Andreia Daros; MENGUE, Sotero Serrate; MORAES, Cassia Garcia; REBELO, Marceli Vilaverde Diello; GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; DAL PIZZO, Tatiane da Silva. Teste de letramento em saúde em português para adultos. Rev Bras Epidemiol., Rio de Janeiro, v. 22, p. e190025, 2019.

MARQUES, Suzana Raquel Lopes; ESCARCE, Andrezza Gonzalez; LEMOS, Stela Maris Aguiar. Letramento em saúde e autopercepção de saúde em adultos usuários da atenção primária. CoDAS, São Paulo, v. 30, n. 2, p. e20170127, 2018. DOI: 10.1590/2317-1782/20182017127

MARQUES, Suzana Raquel Lopes; LEMOS, Stela Maris Aguiar. Letramento em saúde e fatores associados em adultos usuários da atenção primária. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 535-559, maio/ago. 2018.

MESA, Marady Sabiaga. Health care disparities between men and women with type 2 diabetes. Public health research, practice and policy, [S. l.], v. 15, n. 46, p. 1-6, 2018.

PASSAMAI, Maria da Penha Baião; SAMPAIO, Helena Alves de Carvalho; DIAS, Ana Maria Iorio; CABRAL, Lisidna Almeida. Functional health literacy: reflections and concepts on its impact on the interaction among users, professionals and the health system. Interface – Comunic., Saude, Educ., Botucatu, v. 16, n. 41, p. 301-14, abr./jun. 2012.

PAVÃO, Ana Luiza Braz; WERNECK, Guilherme Loureiro. Literacia para a saúde em países de renda baixa ou média: uma revisão sistemática. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 26, n. 9, p. 4.101-4.114, 2021.

PEERSON, Anita; SAUNDERS, Margo. Health literacy revisited: what do we mean and why does it matter? Health Promotion International, [S. l.], v. 24, n. 3, 2009.

PERES, Frederico. Alfabetização, letramento ou literacia em saúde? Traduzindo e aplicando o conceito de health literacy no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 28, n. 5, p. 1.563-1.573, 2023.

R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. Vienna, Áustria: R Foundation for Statistical Computing, 2021.

RIBEIRO, Urssula Aparecida Santos Leal; VICENTE, Laélia Cristina Caseiro; LEMOS, Stela Maris Aguiar. Letramento funcional em saúde em adultos e idosos com disfagia. Audiology Communication Research, [S. l.], v. 26, p. e2351, 2021.

SAMPAIO, Helena Alves de Carvalho; CARIOCA, Antônio Augusto Ferreira; SABRY, Maria Olganê Dantas; SANTOS, Patrícia Mariano dos; COELHO, Maria Auristela Magalhães; PASSAMAI, Maria da Penha Baião. Health literacy in type 2 diabetics: associated factors and glycemic control. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 865-874, 2015.

SCORTEGAGNA, Helenice de Moura; SANTOS, Paulo Cassiano Simor dos; SANTOS, Maria Izabel Penha de Oliveira, PORTELLA, Marilene Rodrigues. Letramento funcional em saúde de idosos. Esc Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 25, n. 4, p. e20200199, 2021.

SEKHAR, Vidya; SIVASANKAR, Palaniappan; EASWARAN, Eswaran M.; SUBITHA, Lakshminarayanan; BHARATH, Nikita; RAJESWARI, Kagne; JEYALAKSHMI, Sita. Knowledge, Attitude and Practice of School Teachers Towards Oral Health in Pondicherry. Journal of Clinical and Diagnostic Research, [S. l.], v. 8, n. 8, p. ZC12-ZC15, 2014.

SILVA, Paula Maria Dias da; NUNES, Luís Ângelo Saboga; CARVALHO, Amâncio António de Sousa. Literacia para a saúde em alunos do ensino secundário: relação com a participação na saúde escolar. Revista Contexto & Educação, Ijuí (RS), v. 34, n. 108, p. 177-188. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.177-188

SILVA-JUNIOR, Manoelito Ferreira. Impacto da literacia em saúde nos comportamentos e condições clínicas de saúde bucal em uma coorte de adultos e idosos: um estudo quanti-qualitativo. 79 f. Tese (Doutorado em Odontologia) – Universidade Estadual de Campinas, Piracicaba, 2018.

SOARES, Ricardo Felipe. Desenvolvimento de um instrumento sobre letramento em saúde no contexto clínico da leishmaniose tegumentar americana. 2015. Dissertação (Mestrado em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas) – Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Rio de Janeiro, 2015.

SOARES, Thales Antônio Martins; BRASIL, Virginia Visconde; MORAES, Katarinne Lima; SANTOS, Laidilce Teles Zatta; VILA, Vanessa da Silva Carvalho, BORGES JÚNIOR, Laerte Honorato. Letramento em saúde de cuidadores domiciliares de uma capital brasileira. Acta Paul Enferm., São Paulo, v. 34, p. eAPE002255, 2021.

SØRENSEN, Kristine; BROUCKE, Stephan Van den; FULLAM, James; DOYLE, Gerardine; PELIKAN, Jürgen; SLONSKA, Zofia; BRAND, Helmut. Health literacy and public health: A systematic review and integration of definitions and models. BMC Public Health, [S. l.], v. 12, p. 80, 2012.

SUKA, Machi; ODAJIMA, Takeshi; KASAI, Masayuki; IGARASHI, Ataru; ISHIKAWA, Hirono; KUSAMA, Makiko; NAKAYAMA, Takeo; SUMITANI, Masahiko; SUGIMORI; Hiroki. The 14-item health literacy scale for Japanese adults (HLS-14). Environ Health Prev Med., [S. l.], v. 18, p. 407-415, 2013.

TENANI, Carla Fabiana. Impacto da literacia em saúde nos comportamentos de saúde e doenças crônicas em usuários do Sistema Único de Saúde em um município brasileiro. 84 f. 2021. Tese (Doutorado em Odontologia) – Universidade Estadual de Campinas, Piracicaba, 2021.

TENANI, Carla Fabiana; SILVA-JUNIOR, Manoelito Ferreira; LINO, Carolina Matteussi; SOUSA, Maria da Luz Rosário de; BATISTA, Marília Jesus. O papel da literacia em saúde como fator associado às perdas dentárias. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 55, p. 116, 2021.

VIEIRA, Maria Clarisse; ROCHA, Cristino Cesário. Concepções pedagógicas de professores/as da educação de jovens e adultos sobre a interdisciplinaridade. Contexto & Educação, Ijuí (RS), ano 33, n. 106, set./dez. 2018. ISSN 2179-1309.

WHO. World Health Organization. Health promotion glossary. Geneva: WHO, 1998.

YILMAZEL, Gülay; CETINKAYA, Fevziye. Health literacy among schoolteachers in Çorum, Turkey. Eastern Mediterranean Health Journal, [S. l.], v. 21, n. 8, p. 598-605, 2015.

Publicado

2024-02-20

Cómo citar

de Oliveira , L. M. C., Zanin, L., & Flório, F. M. (2024). Professores do ensino fundamental público: Literacia em saúde e fatores associados. Revista Contexto &Amp; Educación, 39(121), e13673. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13673

Número

Sección

Educação, ambiente e saúde