Protagonismo dos estudantes que desenvolvem atividades junto a um núcleo de tecnologia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13733

Palabras clave:

Construtivismo, Cultura Maker, Informática Educativa

Resumen

Os avanços tecnológicos têm contribuído em diversas áreas do conhecimento, porém quando olhamos para a educação ainda vemos presente, muitas vezes, a metodologia de instrucionismo engessada e antiquada. Neste sentido, este trabalho busca alternativas construtivistas aliadas à tecnologia para o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes. Por meio da aplicação de oficinas sobre tópicos em tecnologia em um laboratório maker com participantes do ensino médio, buscou-se implementar atividades que contribuam com o desenvolvimento cognitivo dos aprendizes. Com a realização de encontros, planejados em diferentes momentos, foi possível conduzir uma discussão fazendo a relação entre as percepções dos estudantes, as teorias construtivistas e os conceitos da cultura maker com vistas a adoção do papel de protagonista. Os resultados obtidos evidenciam que diferentes abordagens para o ensino de tecnologia contribuem para o desenvolvimento do estudante em seu processo de aprendizagem.

Citas

ACKERMANN, Edith. Piaget’s constructivism, Papert’s constructionism: What’s the difference. Future of Learning Group Publication 5.3, n. 438, 2001.

BLOOM, Benjamin; ENGKEHART, Max; FURST, Edward; HILL, Walker; KRATHWOHL, David. Taxonomy of educational objectives. New York: David McKay, 1956. 262 p. v. 1.

DELVAL, Juan. Crescer e pensar: a construção do conhecimento na escola. [S. l.: s. n.], 1998.

DUHANEY, Kelli. The roles and responsibilities of makerspace educators. 2019. Digital Commons @ ACU, Electronic Theses and Dissertations. Paper 156. Disponível em: https://digitalcommons.acu.edu/etd/156

FOSCARIN, Armando Neto. A robótica educativa como recurso construcionista para o ensino de termologia. 2021. 77 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021.

FOSSILE, Dieysa Kanyela. Construtivismo versus sócio-interacionismo: uma introdução às teorias cognitivas. Revista Alpha, Patos de Minas, v. 1, n. 11, p. 105-117, 2010.

FREIRE, Paulo; PAPERT, Seymour. Diálogo entre Paulo Freire e Seymour Papert. 1995. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=41bUEyS0sFg&ab_ channel=PauloFranciscoSlomp/. Acesso em: 10 dez. 2021.

GALHARDI, Antonio César; AZEVEDO, Marilia Macorin. Avaliações de aprendizagem: o uso da taxonomia de bloom. In: WORKSHOP PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA DO CENTRO PAULA SOUZA. 7., 2013, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: [s. n.], v. 1, n. 1, p. 237-247, 2013.

GARCIA, Cristiano; TEIXEIRA, Adriano Canabarro; DALLA RIZZARDA, Angélica. Active learning spaces e seu potencial para a resolução de problemas complexos. Revista Educar Mais, v. 6, p. 756-767, 2022.

HAREL, Idit Ed; PAPERT, Seymour Ed. Constructionism. [S. l.]: Ablex Publishing Corporation, 1991.

IIVARI, Netta; KINNULA, Marianne. Empowering children through design and making: towards protagonist role adoption. In: Proceedings of the 15th Participatory Design Conference: Full Papers – Volume 1. [S. l.: s. n.], 2018. p. 1-12.

INEP/MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Ministério da Educação. Relatório Brasil no Pisa 2018-2. 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/ relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf. Acesso em: 6 out. 2021.

JOHNSON, Genevieve Marie. Instructionism and constructivism: reconciling two very good ideas. On-line Submission, 2005.

KRATHWOHL, David. A revision of bloom’s taxonomy: An overview. Theory Into Practice, Taylor & Francis, v. 41, n. 4, p. 212-218, 2002.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Em Aberto, v. 5, n. 31, 1986.

MARINI, Eduardo; Entenda o que é o Movimento Maker e como ele chegou à educação. Revista Educação, Santa Maria, 22 fev. 2019. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2019/02/22/movimento-maker-educacao/. Acesso em: 29 ago. 2023.

MORAES, Amaury Cesar. Construtivismo e história das ciências: limites de uma proposta. Revista Contexto & Educação, v. 18, n. 69, p. 29-43, 2013. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2003.69.29-43

NAVE A VELA. Espaço Maker: você sabe o que é? Conheça! 2019. Disponível em: https://naveavela.com.br/espaco-maker/. Acesso em: 6 out 2021.

ROMÃO, Luiz Melo; SACCHELLI, Carlos Maurício. Uma proposta construtivista na aprendizagem dos conceitos da física com o auxílio da robótica educacional. In: WEI Tchê-Workshop sobre Educação em Informática. [S. l.: s. n.], 2009.

TEIXEIRA, Adriano Canabarro; ORO, Neuza Terezinha; BATISTELA, Fernanda, MARTINS, João Alberto Ramos; PAZINATO, Ariane Mileidi. Programação de computadores para alunos do Ensino Fundamental: a escola de hackers. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 2015. Anais [...]. [S. l.: s. n.], v. 21, n. 1, p. 112-121, 2015.

ZILLI, Jaqueline Pizzi; PASINATO, Larissa Brandão; TRENTIN, Marco Antônio Sandini. O uso da robótica no ensino de lógica computacional: uma proposta para as séries iniciais. Revista Contexto & Educação, Ijuí: Editora Unijuí, v. 36, n. 114, p. 131-145, 2021.

Publicado

2024-02-20

Cómo citar

Rossetto, A. G. de M., Marafon, G. ., & João Mário Lopes. (2024). Protagonismo dos estudantes que desenvolvem atividades junto a um núcleo de tecnologia. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e13733. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13733

Número

Sección

Práticas Educativas: metodologias e saberes