Protagonismo dos estudantes que desenvolvem atividades junto a um núcleo de tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13733Palabras clave:
Construtivismo, Cultura Maker, Informática EducativaResumen
Os avanços tecnológicos têm contribuído em diversas áreas do conhecimento, porém quando olhamos para a educação ainda vemos presente, muitas vezes, a metodologia de instrucionismo engessada e antiquada. Neste sentido, este trabalho busca alternativas construtivistas aliadas à tecnologia para o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes. Por meio da aplicação de oficinas sobre tópicos em tecnologia em um laboratório maker com participantes do ensino médio, buscou-se implementar atividades que contribuam com o desenvolvimento cognitivo dos aprendizes. Com a realização de encontros, planejados em diferentes momentos, foi possível conduzir uma discussão fazendo a relação entre as percepções dos estudantes, as teorias construtivistas e os conceitos da cultura maker com vistas a adoção do papel de protagonista. Os resultados obtidos evidenciam que diferentes abordagens para o ensino de tecnologia contribuem para o desenvolvimento do estudante em seu processo de aprendizagem.
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