Professores do ensino infantil de Santos - Brasil: O que sabem sobre a saúde bucal?
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13735Palabras clave:
Saúde bucal, Conhecimento, Percepção, Docentes, Pré-escolaresResumen
O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento em saúde bucal de professores da rede municipal de ensino infantil de Santos/SP. O estudo foi do tipo observacional, transversal, de natureza quantitativa e descritiva. Um questionário contendo questões semiabertas e fechadas versando sobre o perfil, nível de conhecimento e percepção e também informações sobre a rotina dos educadores em relação ao tema transversal “saúde bucal”, foi aplicado junto aos professores de Santos. Os resultados mostram que, na maioria dos casos, na escola, um adulto é responsável por colocar a pasta de dente na escova da criança (71,9%) e que esta prática é incentivada pela maior parte do corpo docente (60,8%) por acreditarem que a melhor forma de evitar a cárie é por meio do consumo racional de açúcar e de uma higiene bucal regular. Os professores atribuem prioritariamente à família a responsabilidade pela higiene bucal na infância e, de forma geral, conhecem as formas adequadas de prevenção às essas doenças na infância, embora os resultados indiquem que, para o uso racional e seguro do flúor na infância, são necessárias ações de educação permanente.
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