Linguagens, culturas e diferenças no currículo da educação física
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13919Palabras clave:
Currículo, Educação Física, Diferenças, Linguagens, CulturasResumen
Reivindicar a Educação Física como componente curricular da área de códigos e linguagens não é novidade. Percebemos, no entanto, que as teorizações tradicionais e não críticas, que historicamente influenciaram os currículos da Educação Física, não somente desconsideram seu caráter de produção e compartilhamento de significados, mas também enxergam na Educação Física uma possibilidade de correção do corpo entendido como “anormal”. Dessa forma, no presente ensaio teórico objetivamos descrever e problematizar as formas como a questão da diferença é abordada em distintas teorias curriculares da Educação Física. A análise das informações foi realizada com base na teorização pós-estruturalista. Por fim, consideramos que o currículo cultural, ao colocar a cultura no centro das práticas pedagógicas, dialoga e busca contribuir com a construção de uma Educação Física e de um mundo cada vez menos desiguais, buscando não mais esconder e corrigir a diferença, mas, sim, potencializá-la.
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