Linguagens, culturas e diferenças no currículo da educação física

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13919

Palabras clave:

Currículo, Educação Física, Diferenças, Linguagens, Culturas

Resumen

Reivindicar a Educação Física como componente curricular da área de códigos e linguagens não é novidade. Percebemos, no entanto, que as teorizações tradicionais e não críticas, que historicamente influenciaram os currículos da Educação Física, não somente desconsideram seu caráter de produção e compartilhamento de significados, mas também enxergam na Educação Física uma possibilidade de correção do corpo entendido como “anormal”. Dessa forma, no presente ensaio teórico objetivamos descrever e problematizar as formas como a questão da diferença é abordada em distintas teorias curriculares da Educação Física. A análise das informações foi realizada com base na teorização pós-estruturalista. Por fim, consideramos que o currículo cultural, ao colocar a cultura no centro das práticas pedagógicas, dialoga e busca contribuir com a construção de uma Educação Física e de um mundo cada vez menos desiguais, buscando não mais esconder e corrigir a diferença, mas, sim, potencializá-la.

Citas

ARROYO, Miguel. Prefácio. In: DAYRELL, Juarez. Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.

BONETTO, Pedro Xavier Russo; NEVES, Marcos Ribeiro das; NEIRA, Marcos Garcia. O tratamento destinado às diferenças nos currículos desenvolvimentista, psicomotor e crítico da Educação Física. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 12, n. 2, p. 448-463, maio/ago. 2017

BRACHT, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. Cadernos Cedes, Campinas, ano XIX, n. 48, p. 69-88, ago. 1999.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação e Desportos, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 23 jan. 2023].

BRASIL. Indagações sobre o currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3. Acesso em: 23 jan. 2023.

CANDAU, Vera Maria. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo Sem Fronteiras, Pelotas, v. 11, n. 2, p. 240-255, jul./dez. 2011.

CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, Antônio Flavio. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 23, p. 156-168, maio/jun./jul./ago. 2003.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Tradução Miriam Schnaiderman e Renato Ianini Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 1973.

DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. Tradução Maria Beatriz Marques Nizza da Silva. 3. ed. 1. reimp. São Paulo: Perspectiva, 2005.

GIROUX, Henry. Praticando estudos culturais nas faculdades de educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2008. p. 85-103.

GOELLNER, Silvana. O método francês e a educação física no Brasil: da caserna à escola. 1992. Dissertação (Mestrado em Ciência do Movimento Humano) – Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1992.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Tradução Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Apicuri, 2016.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. 6. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2004.

LOUZADA, Mauro; VOTRE, Sebastião; DEVIDE, Fabiano. Representações de docentes aceca da distribuição dos alunos por sexo nas aulas de educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte – RBCE, v. 28, n. 2, p. 55-68, jan. 2007.

MEYER, Dagmar; PARAÍSO, Marlucy. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.

MOUFFE, Chantal. Sobre o político. Tradução Fernando Santos. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

NEIRA, Marcos. O currículo cultural da Educação Física em ação: a perspectiva dos seus autores. 2011. Tese (Livre docência) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2011a.

NEIRA, Marcos. Educação Física. São Paulo: Blucher, 2011b. (Coleção A reflexão e a prática no ensino; v. 8).

NEIRA, Marcos; NUNES, Mário. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.

NUNES, Mário Luiz Ferrari. Afinal, o que queremos dizer com a expressão “diferença”? In: NEIRA, Marcos; NUNES, Mário. Educação Física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016. p. 15-66.

OLIVEIRA, Myllena Camargo de; JAEGER, Angelita Alice. Equidade de gênero na formação docente em Educação Física. Revista Contexto & Educação, v. 37, n. 118, p. 1-19, maio/ago. 2022. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/12725. Acesso em: 23 jan. 2023.

PARAÍSO, Marlucy. Metodologias de pesquisas pós-críticas ou sobre como fazemos nossas investigações. In: MEYER, D.; PARAÍSO, M. (org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. p. 23-45.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. Tradução Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. 28. ed. São Paulo: Cultrix, 2012.

SÃO PAULO. Guias curriculares propostos para as matérias do núcleo comum do ensino do 1º grau. CERHUPE, 1975. Disponível em: https://lemad.fflch.usp.br/sites/lemad.fflch.usp.br/files/2017-12/Guias Curriculares propostos para as matérias do núcleo comum no ensino do 1º grau. CERHUPE- SP - São Paulo - 1975.pdf. Acesso em: 23 jan. 2023.

SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. 13. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

SOARES, Carmen Lúcia; TAFFAREL, Celi; VARJAL, Elizabeth; CASTELLANI FILHO, Lino; ESCOBAR; Micheli Ortega; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

TANI, Go; MANOEL, Edison de Jesus; PROENÇA, José Elias de; KOKUBUN, Eduardo. Educação Física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU; Edusp, 1988.

TORRADA, Lara; RIBEIRO, Paula Regina Costa; RIZZA, Juliana Lapa. Estratégias de resistência possibilitando o debate de gênero e sexualidade na escola. Revista Contexto & Educação, v. 35, n. 111, p. 46-63, maio/ago. 2020. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/9088. Acesso em: 23 jan. 2023.

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. (Coleção pensadores e educação).

Publicado

2024-02-20

Cómo citar

Portela, T., & Alviano Junior, W. (2024). Linguagens, culturas e diferenças no currículo da educação física. Revista Contexto &Amp; Educación, 39(121), e13919. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13919

Número

Sección

Educação, Currículo e Trabalho