Travestis em contextos educacionais: Tensões e resistências vivenciadas por travestis na cidade de Natal, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13937Palabras clave:
Travestis, Educação, LGBTQIA , Travestis na escolaResumen
Este artigo tem o objetivo de problematizar os desafios enfrentados por travestis no processo de escolarização em instituições de Educação Básica e Superior na cidade de Natal, Brasil. A partir de um processo cartográfico, os pesquisadores problematizam as vivências das travestis à luz da teoria queer e ilustram os percursos de escolarização marcados por processos de tensão e resistência. O estudo revela as relações das travestis com outros atores em contextos educacionais a partir da ótica da travestilidade, entendida como as múltiplas e singulares formas da palavra travesti e defende uma escola baseada na educação da diferença. Conclui-se que, apesar do avanço na legislação e no campo da pesquisa sobre o tema, permanece explícita a estigmatização e violação das múltiplas formas de expressão da vida travesti no contexto escolar.
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