Pedagogia - Licenciatura: Desafios, evasões e desistências no contexto da Pandemia da covid-19 na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14365

Palabras clave:

Formação docente, Pedagogia, Pandemia COVID-19

Resumen

O presente artigo é resultado dos dados produzidos pelo projeto de pesquisa realizado na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul cujo objetivo inicial foi discutir os desafios atuais da formação de professores para a educação básica no Brasil e o papel da UERGS nesse processo enquanto Universidade Pública Estadual. Devido ao contexto pandêmico o projeto passou a ter como objetivo compreender quais foram os desafios enfrentados pelos acadêmicos do curso de Pedagogia –Licenciatura da UERGS, no contexto da Pandemia da COVID-19. Ao longo da pesquisa foram analisados dados do Curso de Pedagogia- Licenciatura, da UERGS em São Luiz Gonzaga/RS. Para alcançar os fins aqui pretendidos, a pesquisa teve foco no levantamento de dados quantitativos, capitaneados no departamento de registros acadêmicos, superintendência de planejamento e secretaria da UERGS em São Luiz Gonzaga. Utilizou-se também no decorrer dos estudos e da investigação, as rodas de conversas e os formulários google forms. Como resultados da pesquisa emergem diversas (“novas”) problemáticas. Entre elas encontram-se: a qualidade do ensino resultante da falta de planejamento de atividades em “meios digitais”, o descontentamento dos acadêmicos que não conseguem acompanhar o ensino remoto; o acesso limitado (ou inexistente) dos acadêmicos às tecnologias necessárias, principalmente ao acesso à internet.

Citas

BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria n. 188, de 03 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (2019-nCoV). Diário Oficial da União, ed. 24-A, seção 1, Brasília, DF, p. 1, 04 fev. 2020a. Disponível em: http:// www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388. Acesso em: 08 maio. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria n. 329, de 11 de março de 2020. Institui o Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação - COE/MEC, no âmbito do Ministério da Educação. Diário Oficial da União, ed. 49, seção 1, Brasília, DF, p. 165, 12 mar. 2020. Disponível em: http:// www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-329-de-11-de-marco-de-2020-247539570. Acesso em: 05 maio. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição de aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, ed. 53, seção 1, Brasília, DF, p. 39, 18 mar. 2020c. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 06 maio. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Secretaria Executiva. Súmula do Parecer CNE/ CP n. 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União, ed. 83, seção 1, Brasília, DF, p. 63, 04 maio 2020e. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/sumula-do-parecer-cne/cp-n-5/2020-254924735. Acesso em: 08 maio. 2022.

BUENO, Rafael Winícius da Silva; BORGES, Thelma Duarte Brandolt; LIMA, Valderez Marina do Rosario. ISOLAMENTO SOCIAL: Percepções Discentes Sobre o Deslocamento das Interações Acadêmicas Para Meios Digitais. Contexto & Educação, Ijuí, v. 36, n.115, p. 177-190, 2021.

GATTI, B. A. Licenciaturas: crise sem mudança? In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE), 15, 2010, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 485-508.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

MOURA, Adriana Ferro; LIMA, Maria Glória. A REINVENÇÃO DA RODA: RODA DE CONVERSA: UM INSTRUMENTO METODOLOGICO POSSÍVEL. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v23, n 1 p 98-106, jan-jun 2014.

PIMENTA, Selma Garrido (Org). Saberes pedagógicos e atividades docentes. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

RIO GRANDE DO SUL. Lei nº 11.646 de 10 de julho de 2001. Autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 11 jul. 2001.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto nº 43.240 de 15 de julho de 2004. Estatuto da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Porto Alegre, 2004. Disponível em: www.uergs.edu.br. Acesso em: 29 jul 2021.

RODRIGUES, Rogério. A ESTRUTURA E O FUNCIONAMENTO DO ENSINO E A FORMAÇÃO ESCOLAR. Contexto & Educação, Ijuí, v. 36, n.113, p. 11-25, 2021.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O TRABALHO DOCENTE: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 9ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL- UERGS, Projeto Político Pedagógico Institucional. Disponível em: https://www.uergs.edu.br. Acesso em: 29 jul. 2021.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL - UERGS. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia-Licenciatura. Porto Alegre: UERGS, 2021. Disponível em: https://www.uergs.edu.br/upload/arquivos/202201/19150530-ppc-pedagogia-2021-final-formatado-biblioteca.pdf. Acessado em 01 de set. 2022.

Publicado

2024-10-29

Cómo citar

Bocacio, C. B., Severo, R. C. B. S., & Mousquer, A. G. (2024). Pedagogia - Licenciatura: Desafios, evasões e desistências no contexto da Pandemia da covid-19 na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Revista Contexto &Amp; Educación, 39(121), e14365. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14365

Número

Sección

Educação, ambiente e saúde