Educação como exercício de liberdade: O papel governante-formativo do diretor escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14617

Palabras clave:

Poder, Sujeito, Objeto, Diretor escolar

Resumen

Este artigo objetiva compreender o papel do gestor educacional como governante que conduz a ação de si e dos outros. Com base em Benincá (2010) e Foucault (2004; 2014), explora os conceitos de poder, gestor e governante. Também reflete sobre o texto clássico e sua capacidade de provocar a apreensão de novos significados e conexões, decorrentes da releitura e do contexto em que se lê. O artigo tem três partes. Primeiro, volta-se ao conceito de poder em Foucault, compreendendo seu exercício como relação que determina a ação de um sobre o outro. Depois, trata das relações e dos sujeitos-pedagógicos que habitam a escola, abordando os sentidos atribuídos por Foucault ao conceito de sujeito. Ainda, com Benincá, faz a distinção entre sujeito e objeto: o primeiro, capaz de estabelecer uma relação de poder consigo mesmo e com os outros; o segundo, ao contrário, passivo e indiferente. Por último, o artigo entrelaça os conceitos pesquisados para refletir sobre o diretor escolar e sua condução, considerando o sentido ético que pode assumir. Com tal procedimento interpretativo, ao fim, analisa as contribuições que o texto clássico traz ao gestor escolar contemporâneo em sua missão de fomentar sujeitos-pedagógicos, capazes de se autodeterminarem livremente.

Citas

ARENDT, Hannah. A promessa da política. Rio de Janeiro: DIFEL, 2008.

BENINCÁ, Elli. Indicativos para a elaboração de uma proposta pedagógica. In: BENINCÁ, Elli; MÜHL, Eldon Henrique (Org.). Educação: práxis e ressignificação pedagógica. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2010a. p. 54-76.

BENINCÁ, Elli. O diálogo como princípio pedagógico. In: BENINCÁ, Elli; MÜHL, Eldon Henrique (Org.). Educação: práxis e ressignificação pedagógica. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2010b. p. 180-190.

BRUM, Argemiro Jacob (Org.). Trajetória de uma vida. Mário Osório Marques. Ijui: Unijui, 2003.

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

DALBOSCO, C. A.; ARAUJO; Daniela, De David. A simplicidade formativa do mestre professor: um tributo à memória de Elli Benincá. In: MUHL, Eldon; MARCON, Telmo (Org.). Formação de educadores-pesquisadores: contribuições de Elli Benincá. Passo Fundo: EDIUPF, 2022. p. 121-154.

DALBOSCO, Claudio A. Itinerários da ideia clássica de formação. In: DALBOSCO, Claudio A; MARASCHIN, Renata; DEVECHI, Cátia Picollo V. (Orgs.). Educação Formadora. Passo Fundo: UPF Editora; Brasília: Editora da UNB, 2023, p. 31-58.

DAL MORO, Solange; RODIGHERO, Ivanir Antonio (Org.). Itepa Faculdades: 40 anos refletindo sobre evangELLIzação. Passo Fundo: EDIUPF, 2022.

FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos, Volume V: Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. 3ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos, Volume IV: Estratégia, Poder-Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos, Volume IX: Genealogia da ética, subjetividade e Sexualidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 48 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FLICKINGER, Hans-Georg. A caminho de uma pedagogia hermenêutica. Campinas: Autores Associados, 2010.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do Espírito. Petrópolis: Vozes, 2003.

LUFT, Hedi Maria; SCHMITT, Diovanela Liara. Educação Popular. Escola, sala de aula e planejamento participativo. In: Educação & Contexto, Ijuí, ano 32, n. 101, p. 29-51, 2017.

LUFT, Hedi Maria; Mota, Daniela da Silva; Silva, Camila Souza da. Paulo Freire e o diálogo: Interfaces entre a saúde pública e a educação escolar. In: Educação & Contexto, ano 37, n, 117, p. 9-23, 2022.

MÜHL, Eldon; MARCON, Telmo. (Org.). Formação de educadores-pesquisadores: contribuições de Elli Benincá. Passo Fundo: EDIUPF, 2022.

Publicado

2024-10-29

Cómo citar

Dalbosco, C. A., Araújo, D. de D., & Garcia, G. (2024). Educação como exercício de liberdade: O papel governante-formativo do diretor escolar . Revista Contexto &Amp; Educación, 39(121), e14617. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14617

Número

Sección

Educação, Currículo e Trabalho