Educação como exercício de liberdade: O papel governante-formativo do diretor escolar
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14617Palabras clave:
Poder, Sujeito, Objeto, Diretor escolarResumen
Este artigo objetiva compreender o papel do gestor educacional como governante que conduz a ação de si e dos outros. Com base em Benincá (2010) e Foucault (2004; 2014), explora os conceitos de poder, gestor e governante. Também reflete sobre o texto clássico e sua capacidade de provocar a apreensão de novos significados e conexões, decorrentes da releitura e do contexto em que se lê. O artigo tem três partes. Primeiro, volta-se ao conceito de poder em Foucault, compreendendo seu exercício como relação que determina a ação de um sobre o outro. Depois, trata das relações e dos sujeitos-pedagógicos que habitam a escola, abordando os sentidos atribuídos por Foucault ao conceito de sujeito. Ainda, com Benincá, faz a distinção entre sujeito e objeto: o primeiro, capaz de estabelecer uma relação de poder consigo mesmo e com os outros; o segundo, ao contrário, passivo e indiferente. Por último, o artigo entrelaça os conceitos pesquisados para refletir sobre o diretor escolar e sua condução, considerando o sentido ético que pode assumir. Com tal procedimento interpretativo, ao fim, analisa as contribuições que o texto clássico traz ao gestor escolar contemporâneo em sua missão de fomentar sujeitos-pedagógicos, capazes de se autodeterminarem livremente.
Citas
ARENDT, Hannah. A promessa da política. Rio de Janeiro: DIFEL, 2008.
BENINCÁ, Elli. Indicativos para a elaboração de uma proposta pedagógica. In: BENINCÁ, Elli; MÜHL, Eldon Henrique (Org.). Educação: práxis e ressignificação pedagógica. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2010a. p. 54-76.
BENINCÁ, Elli. O diálogo como princípio pedagógico. In: BENINCÁ, Elli; MÜHL, Eldon Henrique (Org.). Educação: práxis e ressignificação pedagógica. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2010b. p. 180-190.
BRUM, Argemiro Jacob (Org.). Trajetória de uma vida. Mário Osório Marques. Ijui: Unijui, 2003.
CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
DALBOSCO, C. A.; ARAUJO; Daniela, De David. A simplicidade formativa do mestre professor: um tributo à memória de Elli Benincá. In: MUHL, Eldon; MARCON, Telmo (Org.). Formação de educadores-pesquisadores: contribuições de Elli Benincá. Passo Fundo: EDIUPF, 2022. p. 121-154.
DALBOSCO, Claudio A. Itinerários da ideia clássica de formação. In: DALBOSCO, Claudio A; MARASCHIN, Renata; DEVECHI, Cátia Picollo V. (Orgs.). Educação Formadora. Passo Fundo: UPF Editora; Brasília: Editora da UNB, 2023, p. 31-58.
DAL MORO, Solange; RODIGHERO, Ivanir Antonio (Org.). Itepa Faculdades: 40 anos refletindo sobre evangELLIzação. Passo Fundo: EDIUPF, 2022.
FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos, Volume V: Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. 3ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos, Volume IV: Estratégia, Poder-Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.
FOUCAULT, Michel. Ditos & Escritos, Volume IX: Genealogia da ética, subjetividade e Sexualidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 48 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
FLICKINGER, Hans-Georg. A caminho de uma pedagogia hermenêutica. Campinas: Autores Associados, 2010.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do Espírito. Petrópolis: Vozes, 2003.
LUFT, Hedi Maria; SCHMITT, Diovanela Liara. Educação Popular. Escola, sala de aula e planejamento participativo. In: Educação & Contexto, Ijuí, ano 32, n. 101, p. 29-51, 2017.
LUFT, Hedi Maria; Mota, Daniela da Silva; Silva, Camila Souza da. Paulo Freire e o diálogo: Interfaces entre a saúde pública e a educação escolar. In: Educação & Contexto, ano 37, n, 117, p. 9-23, 2022.
MÜHL, Eldon; MARCON, Telmo. (Org.). Formação de educadores-pesquisadores: contribuições de Elli Benincá. Passo Fundo: EDIUPF, 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).