Imaginação narrativa e a formação estética: A formação e atuação docente no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14670Palabras clave:
imaginação narrativa, formação estética, docente, Ensino superiorResumen
O presente trabalho tem por objetivo apresentar alguns fundamentos que apontem a possibilidade do cruzamento dos conceitos de imaginação narrativa e a formação estética como complemento da formação e atuação docente no Ensino Superior, em busca de uma formação integral e mais humana. Este artigo busca responder satisfatoriamente à seguinte questão: Há possibilidade de aproximação dos conceitos de imaginação narrativa e a formação estética como implemento da formação e atuação docente no Ensino Superior? Trata-se, portanto, de uma pesquisa básica, com uma abordagem qualitativa a partir de procedimento bibliográfico, com análise hermenêutica-analítica e reflexiva dos conceitos teóricos apresentados, a fim de conjugar novos entendimentos sobre as discussões expostas. Com a realização da pesquisa é possível conceber que pensar a formação do docente no Ensino Superior, de forma a aproximar e internalizar na prática os conceitos de formação da sensível, da estética e da imaginação narrativa, pode contribuir para o exercício de uma formação dos alunos de modo mais efetivo, a fim de tornar essa educação mais inclusiva, de pertencimento e acolhimento do outro.
Citas
ALBUQUERQUE, Andréa Souza de; GONÇALVES, Tadeu Oliver; ROCHA, Jaqueline Castro Baía. Formação e contextos de atuação de professores na Educação de Jovens e Adultos: os desafios da docência. Revista Contexto & Educação, v. 35, n. 112, p. 134-154, 2020. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.134-154
ALVES, Ana Paula da Costa; BRANCHER, Vantoir Roberto. Um olhar sobre a docência do professor não licenciado à Educação Profissional e Tecnológica: uma pesquisa bibliográfica. Revista Contexto & Educação, v. 35, n. 112, p. 82-101, 2020. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.82-101
BENINCÁ, Elli. A formação continuada. In: BENINCÁ, Elli; CAIMI, Fávia (org.). Formação de professores: o diálogo entre teoria e prática. 2. ed. Passo Fundo: Editora da UPF, 2002, p. 99-109.
COPATTI, Carina; MOREIRA, D. O. Formação estética para a construção do sensível na docência universitária. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; ODY, Leandro Carlos (org.). Docência universitária. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015. p. 121-148.
CASAGRANDE, Cledes Antonio. Educação, intersubjetividade e aprendizagens em Habermas. Ijuí: Editora Unijuí, 2009.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Chistian. A fábrica do sujeito neoliberal. In: DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaios sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016. p. 321-376.
FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. Criatividade não é improvisação: crítica a uma concepção equivocada de docência universitária. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; ODY, Leandro Carlos (org.). Docência universitária. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015. p. 17-36.
FÁVERO Altair Alberto. Ética e estética: a relação quase esquecida. Revista Pragmateia Filosófica, ano 1, n. 1, out. 2007. ISSN: 1982-1425. Disponível em: https://www.nuep.org.br/site/images/pdf/rev-pragmateia-v1-n1-out-2007-etica-e-estetica.pdf. Acesso em: 21 out. 2021.
FÁVERO, Altair Alberto; AGOSTINI, Camila Chiodi; RIGONI, Larissa Morés. Mal-estar docente e políticas de formação pedagógica. Revista Pedagógica, v. 23, p. 1-27, 2021.
FÁVERO, Altair Alberto; AGOSTINI, Camila Chiodi; UANGNA, Elia Maria Leandro; RIGONI, Larissa Morés. Educação das emoções e formação humana: a imaginação narrativa na perspectiva de Nussbaum. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTÉR, Evandro; CENTENARO, Júnior Bufon (org.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação. Curitiba: CRV, 2021. p. 173-188.
FÁVERO, Altair Alberto; AGOSTINI, Camila Chiodi; UANGNA, Elia Maria Leandro. A imaginação narrativa na perspectiva de Martha Nussbaum: educação das emoções e formação humana. Revista de Ciências Humanas, Frederico Westphalen, RS, v. 21, n. 1, p. 3-18, jan./abr. 2020. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/3793/pdf. Acesso em: 21 out. 2021.
FÁVERO, Altair Alberto; CASTELLI, Maria Dinorá Baccin; MARQUES, Marta. Autoavaliação e o desenvolvimento profissional do docente universitário. In: Altair Alberto Fávero; Carina Tonieto; Leandro Carlos Ody. (Org.). Docência Universitária: pressupostos teóricos e perspectivas didáticas. 1ed.Campinas/SP: Mercado de Letras, 2015, p. 171-186.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREITAS, Bruno. Educação humanizada: o saber e o fazer de cada um compartilhado por todos na arte de educar. Revista Ciências Humanas, Frederico Westphalen, RS, maio/ago. 2018, p. 68-91. Disponível em: https://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/3144. Acesso em: 14 mar. 2023.
HERMANN, Nádia. Ética: a aprendizagem da arte de viver. Educação e Sociedade. Campinas: Cedes; Unicamp, v. 29, n. 102, p. 15-32, jan./abr. 2008.
HERMANN, Nádia. Ética e estética: a relação quase esquecida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução Mariana Echalar. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.
LIBÂNEO, José Carlos. Formação de professores e didática para desenvolvimento humano. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 629-650, abr./jun. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/GB5XHxPcm79MNV5vvLqcwfm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 mar. 2023.
LOPONTE, Luciana Gruppelli. Tudo isso que chamamos de formação estética: ressonâncias para a docência. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 69, abr./jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782017226922
MÜHL, Eldon. Henrique. A crise da modernidade inacabada e os desafios da educação contemporânea. In: DALBOSCO, Cláudio Almir; CASAGRANDE, Edilson A.; MÜHL, Eldon Henrique (org.). Filosofia e pedagogia: aspectos históricos e temáticos. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. p. 109-140.
NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. Tradução Fernando Santos. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015.
NUSSBAUM, Martha. Crear capacidades: propuesta para el desarrollo humano. Barcelona: Paidós, 2012.
NUSSBAUM, Martha. Educação e justiça social. Tradução Graça Lami. Ramada: Pedago, 2014.
NUSSBAUM, M. El cultivo de la humanidade: una defensa clásica de la reforma en la educación liberal. Barcelona: Paidós, 2005.
NUSSBAUM, Martha. Fronteiras da justiça: deficiência, nacionalidade, pertencimento à espécie. Tradução Susana de Castro. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
OLIVEIRA, Vladiere Souza; SILVA, Rosalia de Fatima e. Ser bacharel e professor: dilemas na formação de docentes para a educação profissional e Ensino Superior. Revista Holos, ano 28, v. 2, p. 193-205, 2012. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/. Acesso em: 14 mar. 2023.
PASCHOAL, Antônio Edmilson. Metodologia da pesquisa em educação: analítica e dialética. Revista Diálogo Educacional, v. 2, n. 3, p. 1-9, jan./jun. 2001. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2734. Acesso em: 30 abr. 2021.
PEIXOTO, Maria Inês Hamann. Arte e grande público: a distância a ser extinta. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
RAUSCH, Rita Buzzi; CARVALHO, Carla; PAULO, Silvia; RADWANSKI, Eliana. Formação estética de professores: o que revelam as pesquisas em educação no Brasil? Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 14, n. 1, p. 29-56 jan./abr. 2019. ISSN 1809-0354. DOI: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2019v14n1p29-56
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 94-103, 2007. DOI: https:// doi.org/10.1590/S1413-24782007000100008
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.
VIEIRA, Karina Augusta Limonta. Hermenêutica na educação: um método para a compreensão da realidade educacional. Revista Educação em Foco, v. 22, n. 37, p. 8-26, 2019. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2734. Acesso em: 30 abr. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).