Inserção de realidade aumentada no ensino de matemática: Uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14831Palabras clave:
Realidade Aumentada, Ensino, Matemática, Revisão Sistemática de LiteraturaResumen
Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) que objetivou conhecer algumas das pesquisas realizadas e publicadas na forma de artigo sobre aplicação e inserção de Realidade Aumentada (RA) no contexto de ensino de Matemática. Tendo como base de dados o Portal de Periódicos da CAPES, o Google Acadêmico e a plataforma SCIELO, a RSL destaca quinze pesquisas realizadas no período de 2012 a 2022 que atendem aos critérios pré-estabelecidos. Os resultados revelam que a maioria dos trabalhos realizados se relaciona com o tópico Geometria Espacial e que existe uma grande preocupação dos pesquisadores com os componentes motivação, interesse e satisfação dos alunos.
Citas
ABAR, Celina Aparecida Almeida Pereira; CUNHA, Daniela Vieira. Formação inicial e continuada de professores de matemática no contexto da realidade aumentada. Abakós, v. 9, n. 2, p. 73-94, 2021.
AZUMA, Ronald T. A Survey of Augmented Reality. Presence: Teleoperators and Virtual Environments, v. 6, n. 4, p. 355-385, 1997.
BERUMEN LÓPEZ, Efrén; ACEVEDO SANDOVAL, Salvador; REVELES GAMBOA, Susana. Realidad aumentada como técnica didáctica en la enseñanza de temas de cálculo en la educación superior. Estudio de caso. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, v. 11, n. 22, 2021. DOI: https://doi.org/10.23913/ride.v11i22.890
BILLINGHURST, Mark. Augmented reality in education. New Horizons for Learning, v. 12, n. 5, p. 1-5, 2002.
BUITRAGO-PULIDO, Rubén Darío. Incidencia de la realidad aumentada sobre el estilo cognitivo: caso para el estudio de las matemáticas. Educación y Educadores, v. 18, n. 1, p. 27-41, 2015. DOI: 10.5294/edu.2015.18.1.2
CARDOSO, Teresa; COIMBRA, Teresa; MATEUS, Artur. Análise matemática e realidade aumentada: um estudo no ensino superior em Portugal. Debates em Educação, [S. l.], v. 10, n. 22, p. 271-283, 2018. DOI: 10.28998/2175-6600.2018v10n22p271-283
CARRACEDO, Javier de Pedro. Realidad aumentada: un nuevo paradigma en la educación superior. Actas del Congreso Iberoamericano Educación y Sociedad, 2012. p. 300-307.
CASTRO-FILHO, José Aires de; FREIRE, Raquel Santiago; CASTRO, Juscileide Braga de. Tecnologia e aprendizagem de conceitos matemáticos. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 10, n. 2, p. 93-98, 2017.
CERQUEIRA, José Manuel; CLETO, Bárbara; MOURA, João Martinho; SYLLA, Cristina; FERREIRA, Luís. Aplicações móveis para o ensino da Matemática com realidade aumentada. In: ENCONTRO SOBRE JOGOS E MOBILE LEARNING, 5., 2020. p. 177-187. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341313880_Aplicacoes_moveis_para_o_ensino_da_Matematica_com_realidade_aumentada. Acesso em: 21 maio 2023.
CUBILLO ARRIBAS, Joaquín; MARTÍN GUTIÉRREZ, Sergio; CASTRO GIL, Manuel; COLMENAR SANTOS, Antonio. Recursos digitales autónomos mediante realidad aumentada. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 17, n. 2, p. 241-274, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/271321965_Recursos_digitales_autonomos_mediante_realidad_aumentada. Acesso em: 21 maio 2023.
DELMAS DA SILVA, Roberto Carlos; VASCONCELOS, Carlos Alberto. Realidade aumentada como apoio à aprendizagem de poliedros. Ensino da Matemática em Debate, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 50-71, 2019. DOI: 10.23925/2358-4122.2019v6i2p50-71
DE OLIVEIRA SETTIMY, Thaís Fernanda; BAIRRAL, Marcelo Almeida. Dificuldades envolvendo a visualização em geometria espacial. Vidya, v. 40, n. 1, p. 177-195, 2020.
GARCIA, Fernando Oliveira; CORREIA, Ronaldo Celso Messias. Protótipo de realidade aumentada em dispositivos móveis na abordagem de Sólidos Geométricos. Colloquium Exactarum. ISSN: 2178-8332, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 113-120, 2019. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ce/article/view/2970. Acesso em: 24 abr. 2023.
KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 10, p. 1-10, 2003.
LIAO, Tarliz; JUNKES DE CARVALHO, Jhonatas Mayke. Realidade aumentada e interdisciplinaridade: o uso do aplicativo LandscapAR no ensino de matemática e geografia. EaD em Foco, [S. l.], v. 10, n. 2, 2020. DOI: 10.18264/eadf.v10i2.1049
LIAO, Tarliz; ALMEIDA, Sonia Regina Mincov; MOTTA, Marcelo Souza. Desenvolvimento de conceitos geométricos com alunos de um curso de pedagogia por meio de atividades envolvendo a realidade aumentada. Revemat: Revista Eletrônica de Matemática, v. 16, p. 1-18, 2021.
MILGRAM, Paul; TAKEMURA, Haruo; UTSUMI, Akira; KISHINO, Fumio. Augmented reality: a class of displays on the reality-virtuality continuum. SPIE. Telemanipulator and Telepresence Technologies, v. 2.351, p. 282–292, 1995. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228537162_Augmented_reality_A_class_of_displays_on_the_reality-virtuality_continuum. Acesso em: 21 maio 2023.
NETO, Teresa Bixirão; POMBO, Lúcia. A formação inicial de professores para uma educação interdisciplinar – o exemplo do projeto EduPARK. Saber & Educar, [S. l.], n. 28, 2020. ISSN 1647-2144. DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol28.389
NOVAL, Marta D.; BRITO, Catarina B.; MAGALHÃES, Luís; PERES, Emanuel; SOUSA, Joaquim João; BARREIRA, João. GARBook: visualização de sólidos e de secções no cubo com recurso a realidade aumentada. Interação, v. 7, 2013.
OKOLI, Chitu. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. Tradução David Wesley Amado Duarte. Revisão técnica e introdução João Mattar. EaD em Foco, [S. l.], v. 9, n. 1, 2019. DOI: 10.18264/eadf.v9i1.748. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/748. Acesso em: 11 abr. 2023.
PUENTES, Roberto Valdés. Tecnologias de informação e comunicação no ensino de matemática. Uberlândia, MG: UFU, 2017. 67 p.
RESENDE, Bruno; MÜLLER, Thaísa Jacintho. Mobile-learning: aprendizagem matemática por meio de realidade aumentada. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 7, n. 2, 2018. DOI: 10.35819/tear.v7.n2.a3187
RIBEIRO, Luis Otoni Mireles; GUTERRES, Lisandra Xavier; SILVEIRA, Denise Nascimento. O uso da realidade aumentada com dispositivos móveis na educação matemática como potência na geometria espacial. Plurais – Revista Multidisciplinar, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 40-57, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.8922
RODRIGUES, Ana Rita; CARVALHO, Márcia; POMBO, Lúcia; NETO, Teresa. Projeto EduPARK e prática pedagógica supervisionada: desafios para alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Indagatio Didactica, v. 9, n. 4, p. 211-226, 2017.
ROEVER, Leonardo. Compreendendo os estudos de revisão sistemática. Rev. Soc. Bras. Clín. Méd., v. 15, n. 2, p. 127-130, 2017. Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2017/11/875614/152_127-130.pdf. Acesso em: 11 abr. 2023.
SAMPAIO, Rosana Ferreira; MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013
SOARES, Fredson Rodrigues; SANTANA, José Rogério; SANTOS, Maria José Costa dos. A realidade aumentada na aprendizagem de Geometria Espacial e as contribuições da Sequência Fedathi. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 13, n. 4, p. 1-25, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n4a11
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Contexto & Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).