Por uma pedagogia do esclarecimento: Na guerra pura da contrainformação a primeira vítima é a verdade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15984

Palabras clave:

Pedagogia do Esclarecimento, Fake News, Ciberfascismo

Resumen

O presente artigo compõe esforço político-epistemológico no campo da pesquisa qualitativa, com a finalidade de consignar a cartografia ciberfascista que corrompe a democracia, no quadro da guerra pura centrada na contrainformação desencadeada pelas infovias na contemporaneidade. E é nesse contexto, que proponho a pedagogia do esclarecimento como vereda propensa a suportar a ofensiva autoritária. Trata-se de educação como prática de liberdade frente à pandemia viral de fake news, que impõe o falso ora como cosmético, ora como veneno do real a fim de abrir caminho ao avanço predatório do ultraliberalismo.

Citas

ADORNO, Theodor W. & HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. São Paulo: Zahar, 1985.

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020. ADORNO, Theodor W. Aspectos do Novo Radicalismo de Direita. São Paulo: UNESP, 2000.

ANTOUN, Henrique. Democracia, multidão e guerra no ciberespaço. IN: PARENTE, André (Org.). Tramas da rede: novas dimensões filosóficas, estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2010.

CHARAUDEAU, Patrick. A Manipulação da Verdade: do triunfo da negação às sombras da pós-verdade. São Paulo: Contexto, 2022.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

GRAHAM, Stephen. Cidades Sitiadas: o novo urbanismo militar. São Paulo: Boitempo, 2016.

LATOUR, Bruno. Onde Aterrar? Como se orientar politicamente no Antropoceno. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

LAZZARATO, Maurizio. Fascismo ou Revolução? O neoliberalismo em chave estratégica. São Paulo: N-1 Edições, 2019.

MARCUSE, Herbert. Tecnologia, Guerra e Fascismo. São Paulo: UNESP, 1999.

MASSCHELEIN, Jan & SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia e a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

MOROZOV, Evgeny. BIG TECH: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: UBU, 2018.

RANCIÈRE, Jacques. O Ódio à Democracia. São Paulo: Boitempo, 2014. VIRILIO, Paul. A Bomba Informática. São Paulo: Estação Liberdade, 1999. VIRILIO, Paul. Cibermundo: A Política do Pior. Lisboa: Teorema, 2000.

VIRILIO, Paul. Guerra Pura: a militarização do cotidiano. São Paulo: Brasiliense, 1983.

SNYDER, Timothy. Na Contramão da Liberdade: a guinada autoritária nas democracias contemporâneas. São Paulo: Cia das Letras, 2019.

Publicado

2025-06-13

Cómo citar

Morais, R. Q. (2025). Por uma pedagogia do esclarecimento: Na guerra pura da contrainformação a primeira vítima é a verdade. Revista Contexto & Educação, 40(122), e15984. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15984

Número

Sección

Geral