Formação e aprendizagem em Mario Osorio Marques

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16917

Palabras clave:

Mario Osorio Marques; Investigación educativa; Formación Humana; Aprendiendo.

Resumen

 

 

Citas

BOUFLEUER, José Pedro. Interesses humanos e currículo: paradigmas, tendências ou dimensões? Educação e Realidade. Porto Alegre: FACED-UFRGS, 18(2): 97-108, jul./dez., 1993. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/issue/view/3053/319. Acesso em 16/01/2025.

DEWEY, John. Experiência e educação. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1987.

HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa. Madrid: Taurus, 1987b. Tomos I e II.

HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. São Paulo: Brasiliense, 1989.

HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. Lisboa: Dom Quixote, 1990.

MARQUES, Mario Osorio. Universidade emergente: o ensino superior brasileiro em Ijuí. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1984.

MARQUES, Mario Osorio. Conhecimento e educação. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1988.

MARQUES, Mario Osorio. Pedagogia: a ciência do educador. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1990.

MARQUES, Mario Osorio. A formação do profissional da educação. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1992a.

MARQUES, Mario Osorio. Os paradigmas da educação. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília: MEC-INEP, v.73, n.175, p.547-565, set.-dez. 1992b. Disponível em: file:///D:/Usuario/Downloads/103-292-PB.pdf. Acesso 16/01/2025.

MARQUES, Mario Osorio. Conhecimento e modernidade em reconstrução. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1993.

MARQUES, Mario Osorio. A aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1995.

MARQUES, Mario Osorio. Educação/interlocução, aprendizagem/reconstrução de saberes. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1996.

MARQUES, Mario Osorio. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1997.

MARQUES, Mario Osorio. A escola no computador: linguagens articuladas, educação outra. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1999.

MARQUES, Mario Osorio. Educação nas ciências: interlocução e complementaridade. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2002.

OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. A teoria da educação no conflito das racionalidades. Educação e debate. Fortaleza, 14(2), jul./dez., 1987, p. 1-19. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13958. Acesso em 16/01/2025.

SAVATER, Fernando. O valor de educar. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1988.

Publicado

2025-07-30

Cómo citar

Boufleuer, J. P. (2025). Formação e aprendizagem em Mario Osorio Marques. Revista Contexto & Educação, 40(122), e16917. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16917

Número

Sección

O Legado da obra de Mario Osorio Marques para a Educação