Formação e aprendizagem em Mario Osorio Marques
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16917Palabras clave:
Mario Osorio Marques; Investigación educativa; Formación Humana; Aprendiendo.Resumen
Citas
BOUFLEUER, José Pedro. Interesses humanos e currículo: paradigmas, tendências ou dimensões? Educação e Realidade. Porto Alegre: FACED-UFRGS, 18(2): 97-108, jul./dez., 1993. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/issue/view/3053/319. Acesso em 16/01/2025.
DEWEY, John. Experiência e educação. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1987.
HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa. Madrid: Taurus, 1987b. Tomos I e II.
HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. São Paulo: Brasiliense, 1989.
HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. Lisboa: Dom Quixote, 1990.
MARQUES, Mario Osorio. Universidade emergente: o ensino superior brasileiro em Ijuí. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1984.
MARQUES, Mario Osorio. Conhecimento e educação. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1988.
MARQUES, Mario Osorio. Pedagogia: a ciência do educador. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1990.
MARQUES, Mario Osorio. A formação do profissional da educação. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1992a.
MARQUES, Mario Osorio. Os paradigmas da educação. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília: MEC-INEP, v.73, n.175, p.547-565, set.-dez. 1992b. Disponível em: file:///D:/Usuario/Downloads/103-292-PB.pdf. Acesso 16/01/2025.
MARQUES, Mario Osorio. Conhecimento e modernidade em reconstrução. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1993.
MARQUES, Mario Osorio. A aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1995.
MARQUES, Mario Osorio. Educação/interlocução, aprendizagem/reconstrução de saberes. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1996.
MARQUES, Mario Osorio. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1997.
MARQUES, Mario Osorio. A escola no computador: linguagens articuladas, educação outra. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1999.
MARQUES, Mario Osorio. Educação nas ciências: interlocução e complementaridade. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2002.
OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. A teoria da educação no conflito das racionalidades. Educação e debate. Fortaleza, 14(2), jul./dez., 1987, p. 1-19. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/13958. Acesso em 16/01/2025.
SAVATER, Fernando. O valor de educar. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
SCHMIED-KOWARZIK, Wolfdietrich. Pedagogia dialética: de Aristóteles a Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 1988.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Contexto & Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).