O escrever como princípio formativo de professores: Contribuições de Mario Osorio Marques ao PIBID da FURG
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16942Palabras clave:
Formação de Professores, Escrita Narrativa, Portfólio Coletivo, Histórias de Sala de Aula, PIBIDResumen
O artigo apresenta as contribuições de Mario Osorio Marques para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Destaca-se a escrita como dispositivo formativo e epistemológico, promovendo o diálogo entre teoria e prática na formação de professores. Materializada em artefatos como os portfólios coletivos e as histórias de sala de aula, a escrita configura-se como instrumento de pesquisa e reflexão crítica. Essas práticas permitem aos participantes do programa ressignificarem suas experiências, investigarem suas práticas pedagógicas e (re)construírem o conhecimento sobre a docência. Pesquisas acerca desses artefatos evidenciam a potência do ato de escrever como modo de pensar, compreender e, neste movimento, tornar-se professor.
Citas
ALBUQUERQUE, Fernanda. Histórias de sala de aula nas Rodas de Formação de professores de Química: potência para a formação acadêmico-profissional. Tese, 2012.
ALVES, Rubem. Ao professor, com carinho: a arte do pensar e do afeto. Planeta Estratégia, 2021.
ANTIQUEIRA, Liliane Silva de. O aprender com e sobre a linguagem escrita no PIBID matemática: sentidos construídos pelos professores de Matemática em formação acadêmico-profissional. 2018. Tese (doutorado) - FURG, Rio Grande, 2018.
ANTIQUEIRA, Liliane Silva de. Portfólios como artefato das redes de formação de professores: análise de artigos acadêmicos. Revista Pesquisa Qualitativa, 11(27), 496–515, 2023. https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.27.571. Acesso em: 13 dez. 2024.
ANTIQUEIRA, Liliane Silva de; CORRÊA, Elaine Pereira; GALIAZZI, Maria do Carmo. Pesquisas sobre portfólios reflexivos na formação de professores: Contribuições e Críticas. Revista Contexto & Educação, 39(121), e12705. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.12705. Acesso em: 13 dez. 2024.
ANTIQUEIRA, Liliane Silva de; PEREIRA, Elaine Corrêa; GALIAZZI, Maria do Carmo. Pesquisas sobre portfólios de avaliação na formação de professores. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 32, e08575, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312021000100222&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 13 dez. 2024.
ANTIQUEIRA, Liliane Silva de; PEREIRA, Elaine Corrêa; GALIAZZI, Maria do Carmo. Apostas formativas de portfólios coletivos em diálogo com a pesquisa científica. Educação em Revista, 39, 2023. https://doi.org/10.1590/0102-469835858. Acesso em: 13 dez. 2024.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Encontros e caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005, p. 83-92. Disponível em: http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/encontros.pdf.
COLARES, Ioni Gonçalves; GALIAZZI, Maria do Carmo; PAULITSCH, Vivian; GALIAZZI (org.). Álbum do PIBID FURG 3. Rio Grande: Editora da FURG, 2014.
COLARES, Ioni Gonçalves; PAULITSCH, Vivian; GALIAZZI, Maria do Carmo (org.). Álbum do PIBID FURG 5. Rio Grande: Editora da FURG, 2016.
CONCEIÇÃO, Gabriela. Entrevista Comigo Mesma. In: GUIDOTTI, Charles et al. (orgs.). Álbum do PIBID FURG 9. Porto Alegre: Casaletras; Rio Grande: FURG, 2024. E-book. Disponível em: https://profissaoprofessor.furg.br/arquivos/Albuns/. Acesso em: 3 jan. 2025.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A formação acadêmico-profissional: compartilhando responsabilidades entre universidades e escolas. In: Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 1, p. 253-267, 2008.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A formação acadêmico-profissional: compartilhando responsabilidades entre universidades e escolas. In: Trajetórias e processos de ensinar e aprender: didática e formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, v. 1, p. 253-267, 2008.
DORNELES, Aline Machado. A roda dos bordados da formação: o que bordam as professoras de Química nas histórias de sala de aula. 2011. Dissertação (Mestrado). Rio Grande, FURG, 2011.
DORNELES, Aline Machado; SUÁREZ, Daniel. Documentação narrativa de experiências pedagógicas na formação docente em redes. Horizontes, 41(1), 2023.
DORNELES, Aline Machado et al. Álbum do PIBID FURG 8. Rio Grande: Editora da FURG, 2023.
GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de Ciências. Tese (Doutorado). Porto Alegre: PUCRS, 2004.
GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores. Ijuí: UNIJUÍ, 2004.
GALIAZZI, Maria do Carmo et al. Construção curricular em rede na Educação em Ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: UNIJUÍ, 2007.
GALIAZZI, Maria do Carmo et al. Aprender em rede na Educação em Ciências. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2008.
GALIAZZI, Maria do Carmo; PAULITSH, Vivian. Álbum do PIBID FURG. Rio Grande: Editora da FURG, 2011.
GALIAZZI, Maria do Carmo; COLARES, Ioni Gonçalves; PAULITSCH, Vivian. Álbum do PIBID FURG 4. Rio Grande: Editora da FURG, 2015.
GALIAZZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque. Comunidades Aprendentes de professores: uma proposta de formação no PIBID-FURG. In: GALIAZZI, Maria do Carmo; COLARES, Ioni Gonçalves (orgs.). Comunidades Aprendentes de professores. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2023, p. 259-275.
GUIDOTTI, Charles dos Santos. A investigação desde a sala de aula de ciências: processo de autoformação com aperfeiçoamento teórico-prático de professores no Cirandar. Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, 2019.
GUIDOTTI, Charles et al. (orgs.). Álbum do PIBID FURG 9. Porto Alegre: Casaletras; Rio Grande: FURG, 2024. E-book. Disponível em: https://profissaoprofessor.furg.br/arquivos/Albuns/. Acesso em: 3 jan. 2025.
MAIO, Ana Zeferina Ferreria; BECK, Dinah Quesada; PEREIRA, Elaine Corrêa (org.). Álbum do PIBID FURG 6. Rio Grande: Editora da FURG, 2017.
MARQUES, Mario Osorio. Escrever é Preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: Editora Unijuí, 1997.
MARQUES, Mario Osorio. Formação do profissional da Educação. Ijuí: Editora Unijuí, 2003.
MARQUES, Mario Osorio. Escrever é Preciso: o princípio da pesquisa, 2. ed. 2011.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2016.
MORAES, Roque; MACUSO, Ronaldo. (org). Educação em Ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2004.
PAULITSCH, Vivian; GALIAZZI, Maria do Carmo; COLARES, Ioni Gonçalves. Álbum do PIBID FURG 2. Rio Grande: Editora da FURG, 2013.
PEREIRA, Elaine Corrêa. (org). Álbum do PIBID FURG 7. Rio Grande: Editora da FURG, 2021.
SOUZA, Moacir Langoni de. Histórias de professores de Química em Rodas de Formação em Rede. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2011.
WARSCHAUER, Cecília. Rodas em rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
WELLS, Gordon. Dialogic inquiry: toward a sociocultural practice and theory of Education. New York: Cambridge University Press, 1999.
WELLS, Gordon. Action, talk and text: learning and teaching through inquiry. New York: Teachers College, 2001.
WELLS, Gordon. In: GALIAZZI, Maria do Carmo et al. Indagações dialógicas com Gordon Wells. Porto Alegre: Casaletras, 2023.
ZOLLER, Uri. Ensino de Ciências: do professor tradicional ao professor reflexivo. Cadernos de Pesquisa, v. 26, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Contexto & Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).