As metamorfoses do olhar: Mario Osorio Marques como leitor de imagens fotográficas
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.17285Palabras clave:
Ator social, visualidade, fotografias, história visualResumen
O artigo aborda a experiência de um ator social individual, Mario Osorio Marques como um leitor e pesquisador de imagens fotográficas, no contexto do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O problema de pesquisa levantado no artigo é como esse ator social contribuiu para a construção da cultura fotográfica num determinado contexto social onde existem acervos fotográficos bem expressivos. A primeira parte do artigo aborda a importância dele como leitor e intérprete de imagens do acervo da FIDENE/UNIJUI. A segunda parte aborda a importância do livro: História visual da formação de Ijuí – Rio Grande do Sul-, e como essa obra contribuiu decisivamente para o entendimento da visualidade, como objeto de pesquisas para a construção de conhecimentos nas ciências sociais. A metodologia utilizada no artigo é baseada nos princípios da etnografia, na perspectiva de entendimento de elementos culturais de um determinado ator social individual, que atuou numa instituição de ensino e na comunidade de pertencimento.
Citas
CANABARRO, Ivo dos Santos. Dimensões da cultura fotográfica no Sul do Brasil. Ijuí/RS: UNIJUI, 2011.
LE GOFF, Jaques. História e memória. Campinas/São Paulo: UNICAMP, 1996.
LE GOFF, Jaques. Mirages de L’historie. In: La Recherche Photographique. n.18 Paris: Paris Audiovisuel, 1995.
MARQUES, Mario Osorio, GRZYBOWSKI, Lourdes Carvalho. História visual da formação de Ijuí, Rio Grande do Sul. Ijui/RS: UNIJUI, 1990.
MARQUES, Mario Osorio. Imaginário e memória. Ijuí/RS: UNIJUI, 2003.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares. In: Revista Brasileira de História. São Paulo/SP: ANPUH; Humanitas Publicações, v.23, n.45, p. 11-36, 2003. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001326891
PROST, Antonie. Les acteurs dans l’historie. In: BORBALAN, Jean Claude Ruano (Orgs). L’historie aujourd’hui. Paris: Sciences Humaines Éditions, 1999.
Fontes primárias de pesquisas:
MADP – Museu Antropológico Diretor Pestana – Divisão da Imagens e do Som
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Contexto & Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).