MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA POSTURA ÉTICA DOS SERES HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.97.67-93Resumen
Resumo:
O presente estudo trata acerca da necessidade de uma nova postura ética dos seres humanos frente ao direito das presentes e futuras gerações ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e objetiva perquirir a possibilidade do multiculturalismo e da educação ambiental servirem como instrumentos importantes na construção dessa nova postura humana. É preciso resgatar a ética, em busca do equilíbrio, que perpasse desde as relações do homem consigo mesmo, com o outro e com o seu meio ambiente. A abordagem leva a conclusão de que é possível a construção de uma nova postura ética dos seres humanos, postura esta de proteção do direito humano das futuras gerações ao meio ambiente, revelando o multiculturalismo e a educação ambiental essenciais para essa construção e para a transformação social.
Palavras-chaves: Multiculturalismo. Educação ambiental. Futuras gerações. Meio ambiente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).