O RIO URUGUAI COMO TEMA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Edward Frederico Castro Pessano Universidade Federal do Pampa
  • Claudia Lisiane Azevedo Pessano Universidade Federal do Pampa
  • Vanderlei Folmer Universidade Federal do Pampa
  • Robson Luiz Puntel Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.96.29-63

Resumen

O trabalho busca avaliar a utilização do rio Uruguai como tema para a promoção da educação ambiental e analisar uma estratégia pedagógica para a melhoria dos processos educacionais, em uma escola pública de Uruguaiana/RS. A pesquisa foi realizada em 2011 e apresentou a participação de 112 alunos concluintes do ensino fundamental. O trabalho foi dividido em três etapas: Diagnóstico das percepções dos estudantes sobre o rio; Aplicação de uma proposta de intervenção; e Avaliação final. O diagnóstico verificou que o tema rio Uruguai não é adequadamente trabalhado pela escola, especialmente pela disciplina de ciências, dado que os estudantes apresentavam percepções fragmentadas e/ou inadequadas. Durante as atividades de intervenção, percebemos o interesse dos estudantes para com as atividades propostas e uma relevante participação na análise e construção dos conhecimentos. Para a avaliação da proposta, contatou-se a ocorrência de mudanças nas percepções dos estudantes, caracterizado pelo incremento do conhecimento relacionado ao rio. Assim, o trabalho pode contribuir com futuras ações educacionais, estimulando o uso do rio Uruguai como temática para a educação ambiental e a estratégia pedagógica proposta pode constituir uma importante ferramenta para a melhoria dos processos educacionais, através da contextualização do conhecimento.

Biografía del autor/a

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa

Licenciado em Ciências Biológicas - PUCRS

Mestre em Educação em Ciências - UFSM

Professor do Curso de Ciências da Natureza - Unipampa

Claudia Lisiane Azevedo Pessano, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Ciências Biológicas e Especialista em Gestão Ambiental

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa

Professor do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde

Robson Luiz Puntel, Universidade Federal do Pampa

Professor do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde

Publicado

2016-02-24

Cómo citar

Pessano, E. F. C., Pessano, C. L. A., Folmer, V., & Puntel, R. L. (2016). O RIO URUGUAI COMO TEMA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Contexto &Amp; Educación, 30(96), 29–63. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2015.96.29-63