Competência Docente e Educação Emancipatória
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2010.84.11-29Resumen
Tematizando a questão da formação de competências, enfatizada pelas políticas públicas de orientação curricular, o texto sugere, como competência básica para a condução de um projeto educativo emancipatório na escola brasileira, a capacidade de leitura hermenêutica da práxis pedagógica. assenta seus argumentos nas propostas de Boaventura souza santos e Mario Osorio Marques, colocando estes dois autores em interface com os conceitos gadamerianos de experiência hermenêutica, tomada como princípio para a realização de uma interpretação compreensiva, ancorada na historicidade. Conclui, assim, que a competência docente para a organização e gestão de um projeto pedagógico politicamente comprometido com mudan-ças na escola e na sociedade assenta-se na tríplice dimensão da pedagogia anunciada por Marques (1990), as dimensões: hermenêutica; crítico-reflexiva e instrumental.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).