AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA INTERAÇÃO COM OS LIVROS DIDÁTICOS DIGITAIS

Autores/as

  • Eliane Mimesse Prado Programa de Pós Graduação em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.98.111-132

Resumen

Este estudo analisa a interação das práticas pedagógicas dos professores da educação básica com os livros didáticos digitais. O objetivo foi o de verificar quais os usos cotidianos dos livros didáticos digitais nas salas de aulas. Efetuou-se uma pesquisa de campo, que por sua vez, concretizou-se a partir da distribuição de questionários à alguns professores que lecionam em escolas de grande porte, na rede privada da cidade de Curitiba, estado do Paraná. A fundamentação teórica desenvolveu-se a partir de Batista (2002) e Bittencourt (2008) que apresentam o contexto histórico dos livros escolares; Cassiano (2014) que analisa a expansão do mercado editorial dos livros didáticos; e Ribeiro (2011) que identifica as novas necessidades dos professores em adaptarem-se aos novos suportes de leitura. Conclui-se que, o livro didático digital ainda não atingiu plenamente as práticas pedagógicas dos professores. Apesar do foco deste estudo estar centrado nas grandes escolas privadas da cidade.

Biografía del autor/a

Eliane Mimesse Prado, Programa de Pós Graduação em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católia de São Paulo.  Professora do Programa de Pós Graduação em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional.

Publicado

2016-11-04

Cómo citar

Prado, E. M. (2016). AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA INTERAÇÃO COM OS LIVROS DIDÁTICOS DIGITAIS. Revista Contexto &Amp; Educación, 31(98), 111–132. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.98.111-132