AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA INTERAÇÃO COM OS LIVROS DIDÁTICOS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.98.111-132Resumen
Este estudo analisa a interação das práticas pedagógicas dos professores da educação básica com os livros didáticos digitais. O objetivo foi o de verificar quais os usos cotidianos dos livros didáticos digitais nas salas de aulas. Efetuou-se uma pesquisa de campo, que por sua vez, concretizou-se a partir da distribuição de questionários à alguns professores que lecionam em escolas de grande porte, na rede privada da cidade de Curitiba, estado do Paraná. A fundamentação teórica desenvolveu-se a partir de Batista (2002) e Bittencourt (2008) que apresentam o contexto histórico dos livros escolares; Cassiano (2014) que analisa a expansão do mercado editorial dos livros didáticos; e Ribeiro (2011) que identifica as novas necessidades dos professores em adaptarem-se aos novos suportes de leitura. Conclui-se que, o livro didático digital ainda não atingiu plenamente as práticas pedagógicas dos professores. Apesar do foco deste estudo estar centrado nas grandes escolas privadas da cidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).