APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS BOTÂNICOS EM UMA CLASSE DE JOVENS E ADULTOS: ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS

Autores/as

  • Rosalina Evangelista dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Guadalupe Edilma Licona de Macedo Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.105-124

Resumen

O ensino de ciências, visa favorecer uma maior aproximação dos alunos com as ciências, permitindo que a população, através da aquisição do conhecimento científico e da exploração das novas tecnologias, possa se posicionar frente aos processos e as inovações atuais, defendendo suas opiniões e exercendo a cidadania. Um ensino crítico de Botânica que incorpore os saberes prévios dos discentes, tem motivado os professores na construção de alternativas didáticas que possibilitem a ampliação da compreensão dos temas pelos discentes. Este trabalho teve como objetivo analisar o conhecimento prévio dos alunos da EJA acerca de conceitos botânicos, subsidiado pela teoria da Aprendizagem Significativa. O estudo foi realizado em uma turma de jovens a adultos do ensino fundamental, II segmento, em uma escola pública municipal em Encruzilhada- Bahia. A abordagem metodológica foi do tipo qualitativa e como estratégia didática a pesquisa ação. Para conhecer os conhecimentos prévios dos alunos a estratégia utilizada foi o questionário. Os resultados mostraram o aluno como agente ativo de sua aprendizagem, e o professor mediador do processo. Os alunos tinham conhecimento botânico baseado no senso comum, visão esta modificada pelo conhecimento científico com a intervenção pedagógica do professor.

Biografía del autor/a

Rosalina Evangelista dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora da Rede Pública Estadual do Estado da Bahia.Licenciada em Ciências Biológicas, com especialização na área de Educação de Jovens e Adultos, Mídias na Educação, PROEJA, Ensino de Ciências e Matemática, Gestão Escolar. Mestranda em Educação Ciêntífica e Formação de Professor.

Guadalupe Edilma Licona de Macedo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Docente do Programa de Pós-graduação Educação Científica e Formação de Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Publicado

2017-07-06

Cómo citar

dos Santos, R. E., & Licona de Macedo, G. E. (2017). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS BOTÂNICOS EM UMA CLASSE DE JOVENS E ADULTOS: ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS. Revista Contexto &Amp; Educação, 32(101), 105–124. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.105-124