APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS BOTÂNICOS EM UMA CLASSE DE JOVENS E ADULTOS: ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.101.105-124Resumen
O ensino de ciências, visa favorecer uma maior aproximação dos alunos com as ciências, permitindo que a população, através da aquisição do conhecimento científico e da exploração das novas tecnologias, possa se posicionar frente aos processos e as inovações atuais, defendendo suas opiniões e exercendo a cidadania. Um ensino crítico de Botânica que incorpore os saberes prévios dos discentes, tem motivado os professores na construção de alternativas didáticas que possibilitem a ampliação da compreensão dos temas pelos discentes. Este trabalho teve como objetivo analisar o conhecimento prévio dos alunos da EJA acerca de conceitos botânicos, subsidiado pela teoria da Aprendizagem Significativa. O estudo foi realizado em uma turma de jovens a adultos do ensino fundamental, II segmento, em uma escola pública municipal em Encruzilhada- Bahia. A abordagem metodológica foi do tipo qualitativa e como estratégia didática a pesquisa ação. Para conhecer os conhecimentos prévios dos alunos a estratégia utilizada foi o questionário. Os resultados mostraram o aluno como agente ativo de sua aprendizagem, e o professor mediador do processo. Os alunos tinham conhecimento botânico baseado no senso comum, visão esta modificada pelo conhecimento científico com a intervenção pedagógica do professor.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).