A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE PAISAGEM DOS ALUNOS DO 6° ANO – FUNDAMENTAL II UM ESTUDO NA ABORDAGEM PIAGETIANA

Autores/as

  • Milaine Aparecida Pichiteli Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.120-145

Resumen

A construção de conceitos é a base para a compreensão e a construção do conhecimento científico e, entre eles, evidentemente, o geográfico. O presente estudo delimitando-se ao período operatório-concreto, segundo a classificação de Jean Piaget, discute bibliografias que tratam dessas fases no ensino-aprendizagem da criança, utilizando um dos conceitos-chave para a Geografia, a paisagem, para exemplificar a importância de uma boa compreensão de conceitos nessa fase de transição. Tratamos de entender como acontece a construção do conceito paisagem por parte de crianças na fase na qual esta sai do campo da ação e parte para o campo da representação mental. Para isso, analisamos, integradamente à pesquisa bibliográfica, os resultados de uma pesquisa de campo com crianças de 11 anos de um colégio da rede estadual de ensino na cidade de Maringá, Paraná.

Biografía del autor/a

Milaine Aparecida Pichiteli, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá, Licenciada em Geografia pela mesma universidade.

Publicado

2017-12-01

Cómo citar

Pichiteli, M. A. (2017). A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE PAISAGEM DOS ALUNOS DO 6° ANO – FUNDAMENTAL II UM ESTUDO NA ABORDAGEM PIAGETIANA. Revista Contexto &Amp; Educación, 32(103), 120–145. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.120-145