Os mapas históricos nos cadernos do aluno do estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.8182Resumen
A Cartografia é, hoje, além de interdisciplinar no ambiente escolar, cotidiana. Há, contudo, saberes que devem ser estudados para a compreensão do mapa como uma linguagem. É o caso dos mapas históricos, que permitem ao estudante perceber e analisar as mudanças geográficas e históricas, que refletem na representação do espaço, bem como, compreender os conceitos cartográficos. Atualmente, quando nos referimos à disciplina de Geografia, os livros didáticos apresentam diversas figuras com impressões coloridas, demonstrando um avanço na inserção da Cartografia como metodologia de ensino. Ao contrário do que se esperava, porém, os mapas antigos não aparecem com tanta frequência, e quando aparecem, não são utilizados de maneira funcional. Dentro deste contexto, encontra-se o material distribuído pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo a todas as escolas públicas da rede. Este trabalho analisou os mapas históricos presentes nos materiais didáticos de Geografia citados e os métodos adotados para sua utilização em sala de aula. Foram realizadas entrevistas com professores da rede estadual. Dentre os resultados, comprovou-se a subutilização desses mapas, pela sua escassez dentro do material analisado, e pela formação do professor, o que acarreta diversos obstáculos à utilização da Cartografia histórica como fonte de saber.
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