ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE FÍSICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL APROVADOS PELO PNLD 2017
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.107.174-188Palabras clave:
Livros didáticos; Ensino fundamental; Ensino de Física.Resumen
O presente trabalho visa analisar e categorizar os treze livros didáticos de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental que foram aprovados pelo PNLD 2017. Esta análise busca compreender de que maneira os estudantes são apresentados à disciplina de Física no último ano do Ensino Fundamental e como os conteúdos são distribuídos no livro. Os livros analisados foram avaliados por meio de quatro categorias, estas advindas da literatura e da legislação vigente no país. Após a análise e categorização dos livros, foi possível tornar evidente aspectos positivos, tais como o fato de que a Física é distribuída igualitariamente à Química e ainda, como aspectos negativos, que alguns conteúdos de Física não são abordados ou nem sequer são mencionados, assim como, há conteúdos que são exageradamente discutidos, em especial a Cinemática. Como é no Ensino Fundamental que a Física é apresentada, e a relação do aluno com a Física possa ser forjada, acreditamos que um especial cuidado deve haver na escolha do livro didático, que poderiam diminuir a discussão sobre a Física Mecânica nos anos finais do Ensino Fundamental e abordar todos os conteúdos da Física, como a Física Moderna e Contemporânea.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).