A ATIVIDADE DE ESTUDO COMO UM PROCESSO PROPULSOR DO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO

Autores/as

  • Antonio Paulino de Oliveira Junior UTFPR, Câmpus Campo Mourão/UNESP, Câmpus Marília
  • José Carlos Miguel UNESP, Câmpus Marília

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.9-22

Palabras clave:

Histórico-cultural; Atividade de Estudo; Desenvolvimento psíquico.

Resumen

Este estudo apresenta uma síntese teórica de uma pesquisa bibliográfica acerca da atividade de estudo e o seu papel fundamental para o desenvolvimento psíquico de sujeitos em processos educativos. Trata-se da atividade humana como um princípio fundamental da formação, constituição e desenvolvimento histórico do ser humano e sua inter-relação com o ensino e a aprendizagem. Foram abordados nesse texto os postulados teóricos encontrados em autores como Leontiev, Davidov e Elkonin, os quais corroboraram para o desenvolvimento da teoria da atividade e o delineamento da atividade de estudo como um fator educativo e de desenvolvimento humano. O estudo apontou que a atividade de estudo, independente do período da vida, dispõe ao sujeito um desenvolvimento que o leva a operar com os conceitos científicos e objetos circundantes por intermédio de ações mentais. Ao chegar a esse patamar de desenvolvimento, o sujeito não só modifica a forma como interage com o mundo, mas também transforma o meio circundante. Nesse sentido, chegou-se ao entendimento que esse ponto concentra-se o cerne da perspectiva histórico-cultural, o qual pressupõe uma superação ou mudança das condições postas, por intermédio desse movimento dialético presente na estrutura da atividade especificamente humana.

Biografía del autor/a

Antonio Paulino de Oliveira Junior, UTFPR, Câmpus Campo Mourão/UNESP, Câmpus Marília

  Pedagogo vinculado ao Departamento de Educação da UTFPR, Câmpus Campo Mourão. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Câmpus de Marília.

José Carlos Miguel, UNESP, Câmpus Marília

Professor Associado vinculado ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Câmpus de Marília.

Publicado

2020-01-02

Cómo citar

Oliveira Junior, A. P. de, & Miguel, J. C. (2020). A ATIVIDADE DE ESTUDO COMO UM PROCESSO PROPULSOR DO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO. Revista Contexto &Amp; Educação, 35(110), 9–22. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.9-22

Número

Sección

Dossiê: Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico Humano