A ATIVIDADE DE ESTUDO COMO UM PROCESSO PROPULSOR DO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO

Autores

  • Antonio Paulino de Oliveira Junior UTFPR, Câmpus Campo Mourão/UNESP, Câmpus Marília
  • José Carlos Miguel UNESP, Câmpus Marília

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.9-22

Palavras-chave:

Histórico-cultural; Atividade de Estudo; Desenvolvimento psíquico.

Resumo

Este estudo apresenta uma síntese teórica de uma pesquisa bibliográfica acerca da atividade de estudo e o seu papel fundamental para o desenvolvimento psíquico de sujeitos em processos educativos. Trata-se da atividade humana como um princípio fundamental da formação, constituição e desenvolvimento histórico do ser humano e sua inter-relação com o ensino e a aprendizagem. Foram abordados nesse texto os postulados teóricos encontrados em autores como Leontiev, Davidov e Elkonin, os quais corroboraram para o desenvolvimento da teoria da atividade e o delineamento da atividade de estudo como um fator educativo e de desenvolvimento humano. O estudo apontou que a atividade de estudo, independente do período da vida, dispõe ao sujeito um desenvolvimento que o leva a operar com os conceitos científicos e objetos circundantes por intermédio de ações mentais. Ao chegar a esse patamar de desenvolvimento, o sujeito não só modifica a forma como interage com o mundo, mas também transforma o meio circundante. Nesse sentido, chegou-se ao entendimento que esse ponto concentra-se o cerne da perspectiva histórico-cultural, o qual pressupõe uma superação ou mudança das condições postas, por intermédio desse movimento dialético presente na estrutura da atividade especificamente humana.

Biografia do Autor

Antonio Paulino de Oliveira Junior, UTFPR, Câmpus Campo Mourão/UNESP, Câmpus Marília

  Pedagogo vinculado ao Departamento de Educação da UTFPR, Câmpus Campo Mourão. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Câmpus de Marília.

José Carlos Miguel, UNESP, Câmpus Marília

Professor Associado vinculado ao Departamento de Didática e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, Câmpus de Marília.

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Oliveira Junior, A. P. de, & Miguel, J. C. (2020). A ATIVIDADE DE ESTUDO COMO UM PROCESSO PROPULSOR DO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO. Revista Contexto &Amp; Educação, 35(110), 9–22. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.9-22

Edição

Seção

Dossiê: Educação Escolar e Desenvolvimento Psíquico Humano