ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ATIVIDADE FÍSICA NA ESCOLA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR

Autores/as

  • Raiane da Rosa Dutra Universidade Federal de Santa Maria
  • Renato Xavier Coutinho Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.123-141

Palabras clave:

Alimentação;, Atividade física, Contextualização, Interdisciplinaridade, Ensino pela pesquisa

Resumen

O presente estudo teve como objetivo analisar uma intervenção pedagógica realizada em uma escola pública do RS, visando promover saúde através do tema alimentação/prática de atividade física, buscando uma abordagem contextualizada e interdisciplinar, bem como analisar a concepção dos partícipes sobre esta prática. Utilizou-se metodologia qualitativa, através da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos; participaram 194 alunos – 11 a 17 anos – e 5 professores. No decorrer dos Três Momentos, identificou-se que os alunos compreendem o que são hábitos saudáveis, bem como sua importância para a saúde, porém não adotam na prática; o ensino com ênfase na pesquisa foi válido para a elaboração das atividades, onde os alunos foram os protagonistas na construção do conhecimento; e além de compreenderem a proposta, colaboraram ativamente durante as mesmas. Deste modo, partindo das concepções dos alunos sobre esta prática, infere-se que a promoção de saúde foi efetiva, bem como, conforme relatos dos professores foi importante no que concerne o assunto abordado e o método utilizado para o processo de ensino-aprendizagem. Desta maneira, conclui-se que atividades como esta são significativas no que tange a um entendimento mais amplo a respeito do assunto, fazendo com que o mesmo possa ser associado e utilizado em situações cotidianas.

Biografía del autor/a

Raiane da Rosa Dutra, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul. Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM. Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM.

Publicado

2020-01-02

Cómo citar

Dutra, R. da R., & Coutinho, R. X. (2020). ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ATIVIDADE FÍSICA NA ESCOLA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR. Revista Contexto &Amp; Educação, 35(110), 123–141. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.123-141