ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ATIVIDADE FÍSICA NA ESCOLA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.123-141Palabras clave:
Alimentação;, Atividade física, Contextualização, Interdisciplinaridade, Ensino pela pesquisaResumen
O presente estudo teve como objetivo analisar uma intervenção pedagógica realizada em uma escola pública do RS, visando promover saúde através do tema alimentação/prática de atividade física, buscando uma abordagem contextualizada e interdisciplinar, bem como analisar a concepção dos partícipes sobre esta prática. Utilizou-se metodologia qualitativa, através da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos; participaram 194 alunos – 11 a 17 anos – e 5 professores. No decorrer dos Três Momentos, identificou-se que os alunos compreendem o que são hábitos saudáveis, bem como sua importância para a saúde, porém não adotam na prática; o ensino com ênfase na pesquisa foi válido para a elaboração das atividades, onde os alunos foram os protagonistas na construção do conhecimento; e além de compreenderem a proposta, colaboraram ativamente durante as mesmas. Deste modo, partindo das concepções dos alunos sobre esta prática, infere-se que a promoção de saúde foi efetiva, bem como, conforme relatos dos professores foi importante no que concerne o assunto abordado e o método utilizado para o processo de ensino-aprendizagem. Desta maneira, conclui-se que atividades como esta são significativas no que tange a um entendimento mais amplo a respeito do assunto, fazendo com que o mesmo possa ser associado e utilizado em situações cotidianas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).