ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ATIVIDADE FÍSICA NA ESCOLA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Raiane da Rosa Dutra Universidade Federal de Santa Maria
  • Renato Xavier Coutinho Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.123-141

Palavras-chave:

Alimentação;, Atividade física, Contextualização, Interdisciplinaridade, Ensino pela pesquisa

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar uma intervenção pedagógica realizada em uma escola pública do RS, visando promover saúde através do tema alimentação/prática de atividade física, buscando uma abordagem contextualizada e interdisciplinar, bem como analisar a concepção dos partícipes sobre esta prática. Utilizou-se metodologia qualitativa, através da dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos; participaram 194 alunos – 11 a 17 anos – e 5 professores. No decorrer dos Três Momentos, identificou-se que os alunos compreendem o que são hábitos saudáveis, bem como sua importância para a saúde, porém não adotam na prática; o ensino com ênfase na pesquisa foi válido para a elaboração das atividades, onde os alunos foram os protagonistas na construção do conhecimento; e além de compreenderem a proposta, colaboraram ativamente durante as mesmas. Deste modo, partindo das concepções dos alunos sobre esta prática, infere-se que a promoção de saúde foi efetiva, bem como, conforme relatos dos professores foi importante no que concerne o assunto abordado e o método utilizado para o processo de ensino-aprendizagem. Desta maneira, conclui-se que atividades como esta são significativas no que tange a um entendimento mais amplo a respeito do assunto, fazendo com que o mesmo possa ser associado e utilizado em situações cotidianas.

Biografia do Autor

Raiane da Rosa Dutra, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul. Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM. Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM.

Downloads

Publicado

2020-01-02

Como Citar

Dutra, R. da R., & Coutinho, R. X. (2020). ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ATIVIDADE FÍSICA NA ESCOLA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR. Revista Contexto & Educação, 35(110), 123–141. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.123-141