COLONIALISMO DO SABER E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DA LEI Nº 10.639/2003 NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.42-56

Palabras clave:

Colonialismo do saber. Lei 10639/2003. Ensino das relações étnicos raciais.

Resumen

RESUMO

Enxergar novas possibilidades de alcance da implementação da Lei nº 10.639/2003, implica na desconstrução de saberes eurocentrados, na visibilidade de novas culturas e, principalmente, no reconhecimento de Si e do Outro. Partindo dessa ideia, é possível compreender que a implementação da Lei traz consigo complexidades relacionada ao que foi imposto a séculos de dominação colonial e na construção de identidades. Cabe, portanto, problematizar as implicações do discurso colonizador nesse processo; das formas como este argumento foi prerrogativa para a exploração do trabalho, criação de estereótipos e depreciação da imagem da população negra.  Com o objetivo de refletir sobre o ensino das relações étnico raciais na educação básica de ensino e seus desafios epistemológicos para implementação da Lei, além de pensar sobre possibilidades de enegrecer os planos de aulas, o texto traduz-se em inquietações sobre o direito do educando de conhecer uma África desestiguimatizada e valorizada. De cunho bibliográfico, embasado em Anibal Quijano, Sandra Pettit, e Jurgen Habermas, busca-se contribuir para uma análise sobre a necessidade de reconhecimento étnico de professores e professoras como forma de desconstrução de saberes eurocentrados para a construção de novos paradigmas inclusivos.

 

Palavras-chaves: Colonialismo do saber. Lei 10639/2003. Ensino das relações étnicos raciais.

 

 

Biografía del autor/a

Rosalvo Nobre Carneiro, UERN

Professor Permanente do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH), do Mestrado em Ensino (PPGE) e do Curso de Geografia do Campus de Pau dos Ferros. Bolsista de Produtividade em Pesquisa da UERN entre 2013 e 2015. Líder do Grupo de pesquisa em Espaço, Ensino e Ciências Humanas (GEPEECH). Editor chefe da revista Geotemas no período de 2011 a 2017. Desenvolve pesquisas na interface da Geografia econômica, política e cultural com foco na compreensão do espaço como mundo da vida e mundo do sistema a partir da teoria do agir comunicativo. Atua, especialmente, nos seguintes temas: Produção material e simbólica do espaço através dos processos de colonização sistêmica do mundo da vida; Reconstrução da teoria dos dois circuitos da economia urbana de Milton Santos; Educação geográfica com foco na pedagogia da ação ação comunicativa. Entre as produções destaque para o livro "Os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos hoje" e o livro "Pensando o ensino da Geografia e seus conceitos-chave".

Publicado

2019-06-28

Cómo citar

Lima, J. de S., & Carneiro, R. N. (2019). COLONIALISMO DO SABER E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A APLICAÇÃO DA LEI Nº 10.639/2003 NAS ESCOLAS PÚBLICAS. Revista Contexto &Amp; Educación, 34(108), 42–56. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.108.42-56

Número

Sección

Interculturalidade e Educação